Trabalho De Quimica Organica Final 4

Páginas: 11 (2632 palavras) Publicado: 1 de agosto de 2015
Resumo

Com sua origem nos Andes e sua disseminação por meio das populações, o tabaco era visto como uma planta medicinal, de modo que seu uso podia curar desde dores de cabeça até câncer. Atualmente, no entanto, com as descobertas promovidas pelo avanço da ciência, o tabaco passou a ser considerado uma droga, ou seja, possui malefícios para o organismo humano.
Dependendo da forma de consumodo tabaco seus efeitos podem ser diferentes, por exemplo um indivíduo que o consome utilizando o cigarro recebe uma menor dose de substâncias tóxicas do que aquele que consome por charuto. A nicotina, princípio ativo do tabaco, é tóxica e possui sabor amargo, ela leva, após o consumo entre 6 e 10 segundos para atingir o cérebro, ou seja, afeta o sistema neurológico. Por ser uma substância psicoativa ela cria dependência psiquica, portanto o usuário torna-se emocionalmente dependente dela. Os riscos dos tabagistas são grandes, pois os componentes da droga agravam os sintomas de algumas doenças como as pulmonares, decorrente do monóxido de carbono e geram as condições adequadas para o aparecimento de outras, como câncer de pulmão, boca e garganta.
Mesmo com seus malefícos, o tabaco é umadroga legalizada devido, principalmente a sua importância econômica. Embora apenas 0,3% da área cultivavel do mundo seja utilizada para as plantações de tabaco, ele é um importante elemento na agroíndustria de vários países e promove a geração de uma grande quantidade de empregos. Atualmente ele é a mais importante cultura agrícola não alimentícia do planeta e contribui substancialmente naeconomia de 150 países.
Palavras-Chaves: (?)
Abstract



























O tabaco se originou dos Andes e acompanhou as migrações das populações por toda a América Central. Segundo Costa Lima, escritor do livro 1990, há referências históricas mais concretas quanto ao uso da planta em cerimonias indígenas na América Central já por volta de 1000 a. C, nesses se entrava em transe aspirando o fumo dotabaco.
Quando Colombo chega à América já havia por todo continente pequenas plantações da planta, ele escreve inclusive no seu diário “Os dois cristãos encontraram pelo caminho muitas pessoas indo para as suas vilas. Havia homens e mulheres com uma espécie de bastão chamuscado nas mãos, ervas para preparar seus fumos aromáticos”, o “bastão chamuscado” seria parecido com o que conhecemosatualmente como charuto. No entanto foi apenas no século 16 que a Europa começou a ter contato com a nicotina através da Espanha, França, Portugal e Inglaterra, todos os países obteram a planta em território americano.
Com a colonização europeia o tabaco se espalhou facimente por todos os continentes, por ser moeda corrente no tráfico negreiro, a planta se espalha facilmente pelo continente africano.Entre as cortes europeias era comum a utilização do tabaco para fins medicinais, chegava a ser chamada de “erva santa” por curar supostamente com as dores de cabeça, “úlceras cancerosas” e dores no estômago.
Uma vez no continente europeu a substancia se espalhou e popularizou muito rapidamente, cinquenta anos após sua chegada marinheiros, soldados, plebeus e nobres de quase todo o continente jáfumavam cachimbo, o que tinha um custo ainda elevado, logo o fumo não era algo cotidiano ainda.
No início do século 17 produziu-se em grande quantidade cachimbos de argila, dos quais centenas foram resgatados, mostrando a dimensão que o tabaco assumiu. Entre os séculos 17 e 18 diversos personagens eram representados fumando ou aspirando o pó altamente viciante, nessa época nasce a conhecida como“indústria do tabaco”.
Por volta do século XIX surgiu o cigarro que era mais economico, comodo de se utilizar e carregar, maquinas que produziam centenas de milhões destes por dia também foram criadas. Depois que o cigarro surgiu as outras formas de consumo do tabaco como rapé, charutos e cachimbos praticamente foram eliminadas.
Por volta de 1920 e 1930 era comum que o fumo aparecesse no cinema,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Química orgânica rela 4
  • relat 4 de quimica organica
  • Trabalho Química Orgânica
  • Trabalho de Química Orgânica
  • TRABALHO DE QUIMICA ORGANICA
  • trabalho de Quimica Orgânica
  • Trabalho quimica organica
  • Trabalho de Química Orgânica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!