Trabalho portfolio semestre 1 unopar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2685 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Portfolio Semestre 1 Unopar - Fundamentos da Administração, Matemática e Lógica Discreta, Organização de Computadores e Linguagens e Técnicas de Programação 1.

















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVO 4
3 DESENVOLVIMENTO 5
3.1 NÍVEISESTRATÉGICOS E TIPOS DE SISTEMAS 5
3.1.1 Sistema de Informação Operacional 6
3.1.2 Sistema de Informação Gerencial 7
3.1.3 Sistema de Suporte a Decisão 7
3.1.4 Sistema de Suporte Executivo 7
3.1.5 Sistema de Informação Estratégica 8
3.1.6 Sistema de Automação de Escritório 8
3.1.7 Sistema de informação Especialista 8
3.1.8 Sistema de Informação paraOperações 9
3.1.9 ERP – Enterprise Resource Planning 10
3.1.10 CRM – Customer Relationship Manager 11
3.2 EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES 12
3.3 LOCADORA DE LIVROS – Histórias e Estórias 12
4 CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15

1 INTRODUÇÃO

No mundo de hoje a geração da informação é algo que cresce dia-a-dia de uma forma estonteante e administra-las é o que define o sucesso ou ofracasso de uma organização. O modo em que essas informações surgem necessita de uma coleta do que é realmente útil e principalmente de uma organização dos mesmos.
As informações obtidas pelas tarefas realizadas pelas pessoas são de total importância para os administradores e principalmente para os analistas de sistemas quais desenvolvem uma grande variedade de sistemas informatizadosque auxiliam nos processos das empresas. Os analistas de sistemas pessoas são especializados que antes de focarem na sua área de atuação têm uma visão ampla da empresa, observando todos os setores para conhecer, organizar e aplicar as informações convertidas em conhecimento de forma a atender claramente os objetivos da mesma com precisão.
2 OBJETIVO

O objetivo deste trabalho éconhecer a hierarquia de uma empresa ou organização, os níveis dos sistemas e onde se enquadra cada um dos mesmos; Saber diferenciá-los e reconhece-los em nosso dia-a-dia.
3 DESENVOLVIMENTO

Para podermos compreender a necessidade de a informática estar presente nos processos empresariais é necessário que se conheça o conceito de administração e sua hierarquia para sabermos como equando aplicá-los.
Segundo Kwasnicka (2006), a tarefa de administrar, é um processo integrativo da atividade organizacional que permeia nossa vida diária. Portanto, não se encontra restrito a fábricas, hospitais, lojas, escolas, mas compõe qualquer atividade formalmente estruturada, que envolva recursos humanos e materiais, tecnologia, restrições ambientais, entre outros. Aadministração trata-se de um processo consistente de tomada de decisões, que envolve recursos e objetivos com o intuito de assegurar a eficiência e eficácia, para a obtenção de resultados específicos. Portanto, administrar é um processo realizado em uma organização, um departamento, um setor ou uma área, independentemente de sua ordem de grandeza.
Sendo assim o analista de sistemas entracomo um segundo administrador fazendo com que através de sistemas informatizados a tomada de decisões seja cada vez mais exata com uma percentagem de aprovação maior a cada nova etapa.
Atualmente as organizações contam com sistemas específicos para cada área de atuação que juntos interligam todos os setores fazendo com que todos tenham acesso rápido e conversão da informação emconhecimento.
A seguir veremos os tipos de sistemas de informação e suas aplicações segundo a hierarquia dos níveis estratégicos.


3.1 NÍVEIS ESTRATÉGICOS E TIPOS DE SISTEMAS

A figura a seguir mostra graficamente a hierarquia de uma organização.











Figura 1 – Hierarquia das Organizações e Níveis de Sistemas


[pic]...
tracking img