Trabalho pesquisa economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - UFMT CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS - CUR INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - ICHS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Diego Luz de Vasconcelos

Trabalho da disciplina de Economia de Empresas

Rondonópolis – MT 2013

Exercício 1: a) Representa o custo associado a uma determinada escolha medida em termos da melhor oportunidade perdida. Em outraspalavras, o custo de oportunidade representa o valor que os agentes econômicos atribuem à melhor alternativa de que prescindem quando efetuam a sua escolha.

Exemplo: Um representante de vendas, autônomo, após contabilizar receitas e custos das suas vendas verifica que teve um lucro médio mensal no ano passado de R$ 3.500,00, no entanto, lembra-se que antes deixar o emprego para abrir suarepresentação comercial tinha um salário médio de R$ 8.500,00. Esse é o custo de oportunidade de sua mão de obra, o custo da melhor alternativa do emprego de sua força de trabalho.

b) Também pode ser chamado de Bens de Produção. São bens, equipamentos e instalações, comprados com o intuito de produzir outros bens.

Exemplos: Um determinado fazendeiro compra novas máquinas de alta tecnologia para a épocade colheita de soja de sua fazendo. Logo, ele comprou bens para gerar bens.

c) São os bens utilizados pelos indivíduos ou famílias. A quantidade de bens de consumo que são comercializados em cada país reflete o nível de vida da população e também permitem avaliar os gostos e as características da sociedade em questão. Bem de consumo é um bem que tem o objetivo de satisfazer as necessidades deconsumo de um indivíduo. São divididos em duráveis, semiduráveis e não duráveis.

Exemplo: No início de mês, um pai de família recebeu aumento e quando chegou em casa, convidou sua prole para ir a um shopping, pois ele queria comprar uma nova TV para sua sala de estar.

d) São constituídos por insumos destinados a reprocessamento. Esses bens reingressam no aparelho de produção da economia, paraque sejam transformados em bens capazes de atender a necessidades finais.

Exemplo: O lingote de aço é o produto final de uma siderúrgica. É um bem intermediário numa fábrica de auto peças, pois ele pode ser transformado em chassi, roda, etc...

e) Também conhecido como “inputs”, são bens, duráveis ou não, utilizados para produzir outros bens mediante a utilização de determinados processos etecnologias de produção.

Exemplo:

f) É um instrumento criado para garantir ao agricultor a remuneração mínima do custo de produção caso haja excesso de oferta no mercado no momento da colheita.

Exemplo: João, um produtor de arroz da fronteira oeste do Rio Grande do Sul, junto com muitos outros. No ano de 2010, houve uma grande produção de arroz não só no Sul do país mas sim em todos oslugares que produziam arroz. O resultado disso foi muito arroz para pouca procura. Com isso o governo paga para esses produtores, como João, uma certa quantia para que o produtor não saia no prejuízo.

g) Compreende o potencial de mão de obra com que pode contar o setor produtivo, isto é, a população ocupada e a população desocupada, assim, definidas: população ocupada são aquelas pessoas que, numdeterminado período de referência, trabalharam ou tinham trabalho mas não trabalharam (por exemplo, pessoas em férias). População Desocupada são aquelas pessoas que não tinham trabalho, num determinado período de referência, mas estavam dispostas a trabalhar, e que, para isso, tomaram alguma providência efetiva (consultando pessoas, jornais, etc.).

Exemplo:

h) Setor primário: O setorprimário está relacionado a produção através da exploração de recursos da natureza. Setor secundário: É o setor da economia que transforma as matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados. Setor terciário: É o setor econômico relacionado aos serviços. Os serviços são produtos não meterias em que pessoas ou empresas prestam a terceiros para satisfazer determinadas...
tracking img