TRABALHO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: CONTRIBUIÇÕES PARA SUJEITO AUTÔNOMO OU DESCARTÁVEL?

1915 palavras 8 páginas
TRABALHO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: CONTRIBUIÇÕES PARA SUJEITO AUTÔNOMO OU DESCARTÁVEL?

LOURRANA L. GONÇALVES DE ANDRADE

O conceito de trabalho seguiu o mesmo percurso que o próprio capitalismo: seus antecedentes estão no século XVII, seu nascimento no século XVIII, desenvolveu-se nos séculos XIX e XX e está sofrendo uma transformação radical desde fins do último século e início do século XXI.
A noção de trabalho nasce com a Revolução Industrial e se vê transformada à medida que o próprio capitalismo muda, não é de se estranhar que atualmente ambos estejam sofrendo uma grande transformação, embora não saibamos como, nem em que direção está mudando as condições de trabalho, retrocedendo assim a sua qualidade; este foi identificado com atividade e ao ócio foi atribuído um caráter meramente passivo e parasitário. O trabalho começa a ser visto como uma força fundamental, capaz de criar e acrescentar valor, deixando de ser algo entediante para ser um pilar de riqueza da nação.As novas formas de organização do trabalho e principalmente as novas tecnologias e sua aplicação no trabalho estão incrementando a produtividade.
O problema da atual época do neoliberalismo global não é uma questão de falta de trabalho nem de riqueza, mas sim de distribuição, partilha; o que não depende das novas tecnologias, mas das políticas que são implementadas. Existe muito trabalho, mas como estamos na era do excesso, supervalorização do dinheiro e do trabalho os indivíduos assumem vários cargos e funções que poderiam ser distribuídas para muitas pessoas, ou seja, as atividades são concentradas nas mãos de poucos, e muitas vezes, estes ficam sobrecarregados chegando até ao adoecimento. É como se o indivíduo não existisse em meio à tanto excesso, muitas coisas deixam de ter sentido em prol das ambições financeiras.
Além da má distribuição, outro grande problema da globalização é que nela a economia substitui a política, a moral e a ética,

Relacionados