Trabalho MPCII

1363 palavras 6 páginas
O papel das fibras sobre o diabetes mellitus tipo II

Introdução
O papel das fibras alimentares vem sendo mais estudado nos últimos anos. Uma dieta rica em fibras pode trazer alguns benefícios para a saúde. O consumo adequado de fibras na dieta usual parece reduzir o risco de desenvolvimento de algumas doenças crônicas como: doença arterial coronariana (DAC), acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão arterial, diabetes melito (DM) e algumas desordens gastrointestinais. Além disso, o aumento na ingestão de fibras melhora os níveis dos lipídeos séricos, reduz os níveis de pressão arterial, melhora o controle da glicemia em pacientes com diabetes melito (DM), auxilia na redução do peso corporal e ainda atua na melhora do sistema imunológico. (1)
Na atualidade a definição de fibras mais aceita e utilizada é a proposta pela AACC (2), de que, fibra alimentar é a parte comestível das plantas ou análogos aos carboidratos (ligninas) que são resistentes à digestão e absorção pelo intestino delgado humano, com fermentação parcial ou total no intestino grosso. Essa definição foi complementada pelo Institute of Medicine (IOM) (3), coma a inclusão de substâncias que são fisiologicamente semelhantes às fibras como a inulina, frutooligossacarídeos (FOS) e amidos resistentes, e ainda as fibras sintéticas e as de origem animal, como a quitosana e os glicosaminoglicanos.
As fibras podem ser classificadas de acordo com sua solubilidade em água podendo ser divididas em solúveis e insolúveis. As fibras solúveis em contato com a água formam géis viscosos. Não são digeridas no intestino delgado e são facilmente fermentadas pela microflora do intestino grosso. São exemplos de solúveis as pectinas, as gomas, a inulina e algumas hemiceluloses. Entretanto, as fibras insolúveis quando em contato com a água não formam géis, e sua fermentação é limitada. São insolúveis a lignina, celulose e algumas hemiceluloses. A maioria dos alimentos que contêm fibras é constituída de um terço de fibras

Relacionados

  • Analise cinesiologica do chute
    4182 palavras | 17 páginas
  • Mem Ria
    11783 palavras | 48 páginas