Trabalho maquinas termicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1605 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Slid 1
Definição energia hidraulica
A energia hidráulica ou energia hídrica é a energia obtida a partir da energia potencialde uma massa de água. A forma na qual ela se manifesta na natureza é nos fluxos de água, como rios e lagos e pode ser aproveitada por meio de um desnível ou queda d'água.
Slide 2
Definição hidreletrica
Uma usina hidreletrica ou central hidreletrica e um complexoarquitetonico, um conjunto de obras e equipamentos que tem por finalidade trasformar energia hidraulica em energia eleltrica.
slide 3
tipos hidreletrica
Pequena Central Hidrelétrica
É toda usina de pequeno porte cuja capacidade instalada seja superior a 1MW e inferior a 30MW. Além disso, a área do reservatório deve ser inferior a 3km². Hoje o Brasil conta com cerca de 350 P.H.C.’s, representandocerca de 2,6% da energia que o país é capaz de gerar.
Grandes Centrais Hidrelétricas
O oposto das PCH’s , elas trabalham com produção de energia acima dos 30 MW e com área do reservatório superior a 3km². São conhecidas pela sua grande capacidade de produção de energia e pelo grande impacto ambiental causado pela sua instalação.
Slides 4
Componentes de uma hidrelétrica
BARRAGEM
VERTEDOUROTOMADA D’ÁGUA
ORGÃOS DE ADUÇÃO
CASA DE FORÇA
Slide 5
BARRAGEM
* Barreira ou Represa: local onde fica armazenada a água que irá gerar a energia e é, na maioria das vezes, aproveitada para atividades de lazer e para atividade pesqueira pela população local. Também é, ao mesmo tempo, o maior responsável pelo impacto ambiental que uma usina causa.
* BARRAGEM TIPO ARCO
As estruturas em arcoresistirem com facilidade a cargas uniformemente distribuídas sobre seu dorso, transmitindo-as para as suas ombreiras. Nessas condições, as forças decorrentes do impulso hidrostático são transferidas para as margens e fundo do rio
BARRAGEM TIPO GRAVIDADE
São aquelas em que o equilíbrio estático da construção, sob a acão das forças externas (impulso hidrostático), realiza-se pelo próprio peso daestrutura, com o auxílio eventual da componente vertical do impulso que atua sobre seus paramentos. A resultante de todas as forças atuantes é transmitida, através de sua base, ao solo do leito do rio sobre o qual se apóia. Os vazamentos são evitados por um núcleo de argila à prova de água ou ainda por concreto.

BARRAGEM TIPO ARCO - GRAVIDADE
São barragens em forma de arco mas que funcionam nummisto de barragens em arco e por gravidade. As suas secções transversais apresentam-se bem mais espessas que as das barragens em arco, porém mais esbeltas que as das barragens de gravidade.
Slid 6
VERTEDOURO
O vertedouro tem a função de descarregar o excesso de água do reservatório. Deve ser dimensionado para que em nenhuma hipótese, mesmo durante a cheia máxima provável, o nível de água doreservatório atinja a crista da barragem.
Slid 7
TOMADA D’ÁGUA componentes
GRADES
Na entrada da tomada d’água, estão posicionadas GRADES, cuja função é impedir a entrada de troncos ou outros corpos que possam danificar as turbinas. As distâncias entre as barras dependem do tipo e tamanho das turbinas
COMPORTAS
As comportas utilizadas nas tomadas d’água tem a função de bloquear o fluxo de águadas turbinas em caso de paradas para manutenção ou mesmo em caso de emergência (disparo, ruptura do conduto forçado etc.),
Slide 8
ORGÃOS DE ADUÇÃO composição
* Condutos Forçados
São tubulações que ligam a tomada d’água às turbinas. Podem ser embutidos ou expostos
CHAMINÉS DE EQUILÍBRIO
A chaminé de equilíbrio é normalmente instalada na transição do conduto horizontal para o inclinado etem por finalidades. Reduzir a sobrepressão

Slide 9
CASA DE FORÇA
ARRANJO GERAL
O arranjo da casa de força deve ser feito de forma a minimizar o custo da obra civil e em função das dimensões dos equipamentos de geração (turbinas e geradores)
Slid 10
Casa de força
TURBINAS HIDRÁULICAS
São equipamentos utilizados em usinas hidroelétricas cuja função é transformar a energia potencial...
tracking img