Trabalho Luizim 2

1837 palavras 8 páginas
1 INTRODUÇÃO Os acidentes de trabalho com material biológico representam um risco para os trabalhadores das instituições hospitalares devido a possibilidade de transmissão de patógenos como o vírus da hepatite B (HBV) e da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida AIDS (HIV), as quais podem ser letais. O Ministério da Previdência e Assistência Social define acidente de trabalho como o ocorrido pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, o qual provoca lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
Os acidentes envolvendo material biológico, freqüentes entre os profissionais de saúde, não se enquadram na definição legal. Contudo, as suas conseqüências, a curto e médio prazo, fazem com que o seu registro junto aos serviços competentes da unidade hospitalar(Medicina do Trabalho, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e outros ) seja fundamental.
Os acidentes ocasionados por picadas de agulhas são responsáveis por 80 a 90% das transmissões de doenças infecciosas entre trabalhadores de saúde e o risco de transmissão de infecção de uma agulha contaminada é de três para a Hepatite B, um em trinta para hepatite C e um em trezentos para o HIV (BRANDI, 1998).
Além do risco de contrair infecções o acidente pode gerar no trabalhador, sérias repercussões psicossociais levando-o à mudanças nas relações; de trabalho, familiares e sociais, devido às associações ao HIV e a AIDS, as reações psicossomáticas pós-profilaxia utilizada devido a exposição ocupacional e o impacto emocional (BRANDÃO JÚNIOR, 2000).
A conseqüência da exposição ocupacional aos patógenos transmitidos pelo sangue através de um acidente pérfurocortante não está somente relacionada à infecção. A cada ano milhares de trabalhadores de saúde são afetados por trauma psicológico, que perduram dias e até meses, quando da espera dos resultados dos exames sorológicos.
Assim, torna-se

Relacionados

  • Nova lei de drogas Art.
    12347 palavras | 50 páginas
  • As filha
    18875 palavras | 76 páginas
  • Amor impossível, possível amor
    24327 palavras | 98 páginas