Trabalho Janena Indiscreta

301 palavras 2 páginas
Resenha Comparativa
Filmes: Rear Window - Janela Indiscreta (1954) e Janela Indiscreta (1998)

O filme original dirigido por Alfred Hitchcock, mostra o fotógrafo L.B. Jeffries – Jeff - (James Stewart ), confinado em seu apartamento após quebrar a perna durante seu trabalho. No remake de 1998, Jason Kemp (Christopher Reeve), faz o papel de um arquiteto que sofre um acidente de carro e que fica tetraplégico. Os dois personagens vivem em um bairro de Nova Iorque e por não terem muito o que fazer, começam a observar a vida dos vizinhos pela janela. Obviamente, por apresentarem gravidades diferentes em seus acidentes, e pelo fato do ator Christopher Reeve se encontrar realmente tetraplégico e não apenas representando um personagem debilitado, as abordagens dos filmes acabam sendo diferentes.
O personagem feito por Reeve, passa ser a figura dramática central da obra de 1998. Sua limitação e suas expressões faciais tornam explicitamente comoventes seus esforços pessoais na trama, ao contrário do filme original que foca mais no ambiente externo, evidenciando muito o bairro nova-iorquino de Greenwich Village e exaltando conflitos pessoais de vários moradores do local.
Embora ambos girem em torno de um suspense sobre um assassinato, o primeiro mostra mais tramas paralelas, o que não é tão evidente na segunda obra, talvez pelas limitações de espaço do ator tetraplégico. Mas com a ajuda da tecnologia, os dois personagens bisbilhotam a vida dos vizinhos fazendo com que o voyeurismo permeie pelas duas tramas de forma igual. Ambos ficam com os olhos fixados na janela e sentem prazer ao observar a vida dos outros.
Os planos de close-up, realizados pelo zoom das câmeras, destacam ainda mais essa invasão de privacidade. E em nenhum momento o telespectador recrimina essa pratica voyeur, pois ele se envolve na trama e fica tão fixado ao filme quando os personagens na janela.

Relacionados