TRABALHO INVESTIGATIVO INTERDISPLINAR

1297 palavras 6 páginas
O filme “O Quarto Poder” retrata o grande poder que os meios de comunicação tem sobre os fatos e acontecimentos de um modo geral, no sentido de manipular a informação segundo os interesses predominantes. Além disso, mostra também que a todo momento situações e pessoas sofrem com o poder da persuasão, que é o poder de convencimento de um meio ou indivíduo sobre o outro, visando uma mudança de atitude, com base em argumentos legítimos ou não. É impressionante como uma situação que poderia ser uma simples conversa, nas mãos de pessoas que fazem parte da mídia, pode se tornar algo gigantesco, como é o caso da história do filme, onde o personagem principal Sam, segurança de um museu, na tentativa de reaver seu emprego, procura a ex-chefe para tentar convencê-la a readmiti-lo, trazendo consigo uma arma e umasacola cheia de dinamites. Apesar de não ter a intenção de usa-los, sucessivos acontecimentos vão incriminando-o cada vez mais. E tudo se complica quando um repórter, que estava no local por acaso, percebe a situação e faz a divulgação equivocada de um sequestro de várias crianças.
O repórter usa a situação para se promover perante seus chefes e a sociedade. Ele é o primeiro a usar a persuasão para manipular Sam a interpretar a história e a agir segundo os seus interesses, porém, a situação foge do seu controle e vira uma disputa entre as emissoras de TV em busca da maior audiência, ou seja, a venda do seu produto, que nesse caso é a notícia.
É chocante para nós enquanto telespectadores, ou consumidores, presenciarmos o que acontece nos bastidores, uma disputa desenfreada, falta de escrúpulos, de profissionalismo e de ética, capaz de passar por cima de qualquer coisa para atingir o domínio da situação.

Final do caso.
O filme nos mostra o poder de manipulação que a mídia tem, podendo com isso mascarar informações e burlar a verdade, para usar a seufavor, em proveito próprio ou de outrem. O pior de tudo é que nós, enquanto receptores, estamos

Relacionados

  • Sperling
    75721 palavras | 303 páginas
  • educação física
    173210 palavras | 693 páginas