Trabalho infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1968 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO INFANTIL:
O DIREITO DA CRIANÇA SENDO OBSTRUÍDO PELA MISÉRIA

Matheus Guimarães de Lima; Melina Freitas Maia¹

RESUMO
O artigo trata do trabalho infantil na Amazônia, e apresenta um caso concreto de uma mulher que começou a trabalhar aos oito anos de idade, em colônia japonesa eapresenta todas as dificuldades por ela enfrentadas. O artigo faz referência com o estatuto da criança e do adolescente, ECA, que vem atuando desde o ano de 1990, tendo por objetivo de priorizar o direito básico das crianças. Contestando também o papel do Estado e da sociedade como um todo, em relação à erradicação do trabalho infantil.
Palavras-chave: Trabalho infantil. Amazônia. ECA.
INTRODUÇÃOAbordamos ao longo deste artigo como tema principal o trabalho infantil, e as conseqüências que ele acarreta. É de forma clara e concisa do quanto é maléfica as conseqüências na vida de uma criança que começa a trabalhar aos oito anos de idade e que por destruído todos os seus sonhos.
O trabalho infantil é uma realidade que está presente seja no campo ou na cidade. Todos os dias quepassamos por centros urbanos nos depararamos com o triste fato da realidade de crianças fora da escola, pois tem que trabalhar para sustentar sua família. E muitas vezes esses trabalhos são enfadonhos e mal remunerados, como vendedores de picolé, coco, balas e jornais. Muitas famílias incentivam seus filhos a trabalhar desde cedo, eles não vêem os esforços das crianças como um trabalho, mas simcomo uma ajuda na renda familiar. Para alguns as crianças que trabalham são salvos de vícios e da marginalidade.
Nessa lógica, o ECA se faz presente no artigo para que possamos comparar o antes e o depois da criação deste estatuto. ECA nada mais é que um instrumento de cidadania. Na verdade é uma lei, fruto da luta de movimentos sócias, profissionais e de pessoas preocupadas com ascondições e os direitos infanto-juvenis no Brasil. O ECA, foi especialmente criado para revelar os direitos e os deveres das crianças e dos adolescentes, este garante que todas as crianças e adolescentes, independente de cor, etnia ou classe social, sejam tratados como pessoas que precisam de atenção, proteção e cuidados especiais para desenvolverem e serem adultos saudáveis.
I – O SURGIMENTODE UMA LUTA
   A recessão econômica brasileira no período de 1961 á 1969 refletiu na política e nas relações econômicas internacionais, alterando as bases de desenvolvimento econômico do país. A Amazônia, como região despovoada e rica em recursos naturais, no começo da década de 60, entrou no planejamento nacional de forma mais intensiva. 
A Amazônia que até então não era importante para oconjunto da burguesia no país, pois não atendia às funções de absorção dos excedentes da acumulação capitalista e da criação de canais para investimentos novos, tornou-se zona preferencial para a aplicação de recursos provocados graças à política econômica e fiscal do governo central. Assim, os problemas sociais, econômicos e políticos do Brasil nos primeiros sete anos da década de 1960 seconstituem, nas origens da criação do modelo de desenvolvimento implantado na Amazônia; primeiramente em forma de zona aduaneira e em seguida como Zona Franca de Manaus, em atendimento aos novos critérios de desenvolvimento do país.
O modelo que caracterizou o desenvolvimento econômico da Amazônia se da pela apropriação dos critérios de uma política fiscal que beneficia exclusivamente às grandesempresas, deste modo, sustentando o processo de expansão do capitalismo. O tipo de crescimento tomado foi o de – explorador de trabalho, concentrador de rendas e de riquezas – mostrou que por si só não traz melhoria para as populações, nem corrige distorções. A Amazônia não é senão um exemplo – mais dramático talvez – desta constatação.
É neste contexto histórico que nasce no ano de 1969, Ana...
tracking img