Arco de manguerez

1250 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo a elaboração do Arco de Maguerez, que se constitui como um ferramenta didática que estimula o desenvolvimento de saberes diversos, a partir de suas etapas que são: Observação da Realidade, Ponto-chave, Teorização, Hipóteses de Solução e Intervenção da Realidade. Para a construção do arco, os acadêmicos realizaram a observação da realidade do centro cirúrgico durante o período de estagio no Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia. A partir dessa observação pode ser levantado problemas, passiveis ou não de intervenção, onde o grupo escolheu um tema, para realizar a revisão bibliográfica e a composição da Teorização.

ARCO DE MAGUEREZ

1ª ETAPA: Observação da Realidade

Durante os dias 25 a 30 de agosto de 2011 estivemos no centro cirúrgico do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, sob supervisão da prof. Ms. Daniela. Permitindo-nos, a partir da observação crítica, levantar alguns aspectos que serão descritos abaixo.

– Alguns pacientes eram admitidos para o centro cirúrgico sem serem recebidos pelo enfermeiro – Havia apenas 1 enfermeiro para o centro cirúrgico, sem ser realizado o papel assistencial do enfermeiro – Materiais eram armazenados de forma inadequada – Exposição dos pacientes durante o ato cirúrgico – O grande número de pessoas no centro cirúrgico – Número insuficiente de lavatórios – Sala de cirurgias de marcapasso que deveria ser restrita, encontrava-se aberta – Dispensa de materiais contaminados, é inadequada, necessitando passar em outra sala cirúrgica para os materiais serem dispensados – Uso de adereços (brincos, relógios, pulseiras) pelos profissionais – Falta de humanização durante o ato cirúrgico

Destacamos aqui que o último item citado, foi escolhido pelo grupo para compor o ponto-chave deste arco, e que será descrito a seguir.


Relacionados

  • arco de manguerez
    4142 palavras | 17 páginas
  • AUDITORIA DE ENFERMAGEM: AVALIANDO A QUALIDADE DO SERVIÇO
    352 palavras | 2 páginas
  • A pratica da Metodologia Ativa
    5697 palavras | 23 páginas
  • enfermagem
    1603 palavras | 7 páginas