Trabalho individual de dependencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
pedagogia

o papel do professor e do ambiente escolar na fomação do sujeito

Rolim de Moura
2012

o papel do professor e do ambiente escolar na fomação do sujeito

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no ContextoHistórico e Teoria Geral do Conhecimento
.
Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Battini.


.

Rolim de Moura
2012

INTRODUÇÂO

Esse trabalho tem como finalidade principal mostrar o papel da escola e do profissional da educação como agente essencial para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e democrática. Mostrarcomo a escola deve trabalhar as mudanças que vem ocorrendo na sociedade aos longos dos anos, e que as vezes se torna muito difícil para o professor desenvolver um bom trabalho na formação de um sujeito mais ético politíco.
A necessidade de uma orientação aos procedimentos nas salas de aula, os conteudos propostos devem ser flexíveis as mais variadas propostas pedagogicas e podemser adaptadas de acordo com o projeto politíco-pedagógico de cada instituição de ensino. Utilização da educação como instrumento de transformação da sociedade, baseada na construção e na aquisição crítica do conhecimento.
O educador é um formador de opinião e é o principal responsável pelo desenvolvimento do mundo, pois todo tipo de profissional, primeiro passa na sala de aula.O trabalho no seu decorrer vai mostrar a nessecidade de politícas voltadas para educação, tanto na parte da estruturação do ambiente escolar como também na capacitação dos profissionais, principalmente quando parte pra área da tecnologia e também no incentivo finaceiro.
O que se segue traduz um esforço de resumir cada um desses sistemas de valores, buscandorelacioná-los com as contribuições da teoria para tornar mais comprometida a experiência escolar, importa valorizar a educação no referido contexto, tornando uma vivência positiva. Dentre as dificuldades, para que possa vim a acontecer uma melhora nesse espaço, o pedagogo deve procurar conhecer os alunos de forma mais profunda , ou seja de uma forma individualizada, procurando sempre saber mais sobrea vida do aluno em casa, a relação com os familiares, isso vai trazer ferramentas para que o pedagogo possa ser mais eficaz no seu trabalho contra o preconceito e a discrinação dentro do ambiente escolar.

DESENVOLVIMENTO

O professor se comparado a outros profissionais com o mesmo nível de escolaridade, ele é bem desvalorizado tanto na parte financeiracomo também nas condições de trabalho, muitas vezes trabalhando além daquilo especificado em lei. O profissional de educação no brasil ainda com todas as mudanças que podemos ver, continua muito descriminado, pois além de não receber condições de trabalho por parte dos governantes politícos, recebe uma grande cobrança por parte dos país, que as vezes acham que o professor é o único responsávelformação dos alunos.
JESUS (2009, p.110, 111) diz que, em face das mudanças ocorrida no decorrer dos anos, o proficional da educação necessita ter um novo olhar em relação à leitura de mundo e da condição humana. Os instrumentos dessa nova leitura não são os mecanismos analíticos e reducionistas da lógica clássica. A racionalidade é complementada pela intuição e pelo sentimento.O mecanismo que gera as condições para formar indivíduos competitivos inicia-se necessaramente com uma educação de base, através de um sistema de ensino comprometido verdadeiramente em formar cidadão, que por sua vez deve ser oferecido de forma igualitária pra todos, sem discriminar aos mais pobres. Essa educação deve ser prioridade dos Estados, pois através dela é que se pode formar cidadãos...
tracking img