TRABALHO INDIVIDUAL 5 PERIODO enbbb

2656 palavras 11 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO .............................................................................................10

REFERENCIAS ...............................................................................................11

1 INTRODUÇÃO
A Assistência Social no âmbito das políticas públicas tem seu papel fundamental no tripé da Seguridade Social, junto com a Previdência Social e a Saúde. No Brasil, a Assistência Social foi construída por atitudes da Sociedade civil, atualmente é constituída por um campo em transformação, deixando de ser entendida como caridade, assistencialismo e filantropia para ser vista como um direito social, tendo como um mecanismo de garantia de um padrão básico de inclusão social. Essa noção de proteção pressupõe conhecer os riscos, as vulnerabilidades sociais dos indivíduos e seus recursos necessários para garantir segurança social.
Só após a Constituição Federal de 1988 que a Assistência Social passa a ser devidamente reconhecida como política pública de proteção social, assim, junto com as políticas de Previdência Social e Saúde, onde foram reorganizadas e reestruturadas com novos princípios e diretrizes e passam a compor o sistema de Seguridade Social Brasileiro. O maior objetivo desta política social é proteger todos os brasileiros em todas as situações de necessidades.

2 Construção da Política de assistencia social e as funções da proteção social especial.
Antes da década de 60, por meio de um golpe do estado, os militares tomaram poder do Brasil e se colocaram com todo o poder diante do caos político e social em que o país se encontrava sob o governo de João Goulart, começando um período de controle político antidemocrático, com repressões, perseguições políticas e tortura contra aqueles que de alguma forma aparentavam ser ameaças. Nesse período ditatorial, surgiam varias reivindicações populares buscando a democracia

Relacionados