Trabalho historia da arte - rupreste do brasil - rodrigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO 2
2. A ARTE NAS SOCIEDADES SIMPLES 3
3. DIFERENTES MANEIRAS DE PERCEBER A ARTE RUPESTRE 4
4. BREVE HISTÓRICO DO ESTUDO DA ARTE RUPESTRE NO BRASIL 6
5. OS PRIMEIROS ARTISTAS 6
6. ESTUDOS DOS GRAFISMOS ATRAVÉS DO TEMPO 7
7 – CONCLUSÕES 7
8 – REFERÊNCIAS 8

1. INTRODUÇÃO

A vida do homem, vem marcando a história compassagens extremas, tendo como as mais diversas formas organizacionais: social, ideológica, estética, religiosa. E em cada etapa desse tempo, assumindo contornos e lógica constitutiva própria. Essas expressões da vida do homem são testemunhas materializadas espacialmente e perpetuados, quer na forma de pinturas ou gravuras, quer na forma de instrumentos e artefatos, ou mesmo pela permanência da tradição.Nesta materialização de sentimentos, atos, gostos e idéias que a Arqueologia, enquanto disciplina preocupada em entender a conduta dos homens no passado elege como seu objeto de estudo.

De forma a ampliar seus objetivos de estudos, a Arqueologia tem considerado também as outras esferas de inserção dos grupos humanos no passado, ou seja, a inclusão dos aspectos ambientais e adaptativosdesses grupos. Desta forma, a Arqueologia, nos dias de hoje, dirige seus esforços no tratamento de dados de natureza cultural, social, ambiental ou mesmo bioantropológica, procurando atender a sua função primeira, que é o resgate do passado cultural do homem, entendendo as formas que construiu e adaptou para sua perpetuação (NETTO, 2001).

Tendo em vista o crescimento dos estudos de Arte Rupestre noBrasil e o desenvolvimento de suas metodologias, essa especialidade vai assumindo forma que apresenta atualmente. Assim, surgem os mecanismos tradicionais de representação da Arte Rupestre, suas unidades classificatórias como, por exemplo, os conceitos de Tradições, Estilos e outros.

2. A ARTE NAS SOCIEDADES SIMPLES

Ao pensarem sobre as diferenças na sociedade, os pesquisadores sociais,sugerem dois grandes grupos: sociedades simples e complexas.

Sendo na sociedade simples, todos os indivíduos participam igualitariamente no processo de produção, distribuição e consumo dos bens. Tendo uma divisão apenas no que tange a idade e sexo.

No outro caso, sociedade complexa, tem como características, a divisão por forte hierarquia social, provocando privilégios e deveres paradiferentes segmentos.

Desta fora, o domínio da arte na sociedade simples, está ligado particularmente à rotina dessa comunidade, tendo como objetivo principal a tradição, vinculados a rituais.

Para o autor, a Arte Rupeste, é a representação integrada aos demais aspectos da vida social do grupo que a produziu. Pensamento contrário de alguns arqueólogos que chegam a sugerir que “arte” é um termoinadequado, sendo pertinente denominar as sinalizações pelo termo “grafismo”.

Uma das formas da representação cultural é a pintura corporal, ainda hoje praticada por algumas tribos do Brasil. Porem, fundamentalmente, o grafismo é considerado parte integrante do sistema de comunicação do qual se preservaram apenas as representações gráficas que resistiram ao tempo.

No nordeste do Brasil, aestudiosa Gabriela Martin, identifica que o grafismo rupestre, é identificado como espirais, círculos radiados e linhas paralelas onduladas.

Em vários outros estudos, foram identificados, através de analises microscopia, a existência de pinturas invisíveis ao olho nu ou a fotografa com filme infravermelho. Essas talvez tenham sido feitas com pigmentos vegetais que desapareceram totalmente com o passardos tempos.

Muitas vezes, no grafismo pré-histórico, as figuras são acrescentadas progressivamente aos painéis.

A arte rupestre consiste em expressões artísticas realizadas em grutas, abrigos, paredões, blocos e lajes, feitas através da técnica de pintura e gravura.

Com a falta ou desconhecimento de materiais apropriados a este registro, o painel era picoteado, com incisões na rocha,...
tracking img