Trabalho HDxSSD

1907 palavras 8 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
FACULDADE DE TECNOLOGIA EM MECATRÔNICA INDUSTRIAL

Alexandre de Jesus
Augusto Xavier Pimentel
Flavio Antônio
Hebert N. de Paula
João Henrique dos Santos
Miller Corrêa Vilella

Trabalho Prático
HD x SSD

Trabalho apresentado à Disciplina Sistemas Microprocessados do Curso Tecnologia em Mecatrônica Industrial da Faculdade de Mecatrônica do Centro Universitário UNA.

Professor: Arnalberto Jacques

Belo Horizonte
Novembro/2014
1. DISCO RÍGIDO
3 HISTÓRIA DO HD
Em meados da década de 50, as empresas de tecnologia começaram a estudar as possibilidades para criar unidades que pudessem armazenar uma quantidade muito grande de dados em um só dispositivo. Foi aí que os engenheiros da IBM em San Jose criaram o disquete.
O disquete era prático, leve e portátil, mas tinha capacidade limitadíssima, não ultrapassando alguns poucos KB, o que exigia várias unidades para armazenar os arquivos.
Antes do armazenamento em disco, existiam os tambores. Em 1950, a Engineering Research Associates de Minneapolis construiu a primeira unidade de armazenamento magnético de tambor comercial para a Marinha americana, chamada de ERA 110. Ele podia armazenar um milhão de bits de dados (cerca de 1MB) e recuperar uma palavra em 5 milésimos de segundo.
A evolução desse conceito foi criado pela IBM, que em 1956 apresentou o 305 RAMAC, computador que vinha com um disco rígido com 50 discos de 24 polegadas. Toda a estrutura pesava bastante e o HD armazenava apenas 5 MB.

Em 1961 a IBM tinha inventado o primeiro disco com cabeças de rolamento de ar e em 1963 eles introduziram a unidade de embalagem de disco removível.
Em 1973 os discos flexíveis de oito polegadas foram introduzidos no mercado pela IBM. Eram discos grandes e podiam ser vendidos com drive e fonte de alimentação para que pudesse ser inserido o disco e lidos pelo computador.
Em 1973, novamente a IBM, começou as vendas do modelo Winchester 3340, uma unidade de disco rígido lacrada, o antecessor de todos os

Relacionados