Trabalho gestao ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1859 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GESTÃO AMBIENTAL

RODRIGO BORBA ESLABAO















A FÁBRICA DO LIXO

















Concórdia




SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4

2 LEI MUNICIPAL PARA GESTÃO DE RESÍDUOS 5
2.1 COLETA SELETIVA 6
2.2 RESÍDUOS HOSPITALARES 7
2.3 RESÍDUOS INDUSTRIAIS 7
2.3.1 DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE DISCARTE DE UMA INDÚSTRIA 7

3CONCIÊNCIA ENTRE OS CIDADÃOS DO MUNICIPIO 11
4 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13









1 INTRODUÇÃO

Ultimamente, a população mundial vem dando suma importânica à maneira com que tratamos nosso meio ambiente. Um dos pontos mais críticos é a maneira com que descartamos nossos resíduos domésticos, industriais e hospitalares.
A cidade escolhida para pesquisa, está situada na regiãosul do estado de Minas Gerais. Poços de Caldas, é uma cidade que se destaca por ser uma estância hidromineral, e também por ser uma das maiores cidades do Estado. O clima predominante tropical de altitude, e possui população de 144.386 habitantes, segundo o IBGE 2007. Posui o IDH de 0,814, que é considerado elevado.
As principais atividades econômicas são: Comércio, industria e o turísmo.
Porser uma cidade basicamente turistica, existe uma preucupação muito grande com o destino dado aos resíduos gerados nela, preocupação esta que se estente desde departamentos públicos como hospitais, escolas, creches, até setores privados como industria, comércio e agricultura.
O presente trabalho tem como objetivo diaguinosticar a situação do lixo produzido na cidade apartir de pesquisas de camporealizadas no período de 01/03/2010 a 31/03/2010.








2 LEI MUNICIPAL PARA GESTÃO DOS RESÍDUOS:
Em 13/10/2006 a Prefeitura de Poços de Caldas criou uma legislação especifica para gestão dos resíduos em nossa cidade. A lei 8316/2006 que tem como objetivo promover a inclusão social de catadores, implementar a coleta seletiva no município bem como a preservação e melhoria da qualidadedo meio ambiente.
Temos também na cidade o CODEMA um órgão atuante, que é legalmente reconhecido pela lei municipal nº 7951/04.
São coletados diariamente na cidade cerca de 100 toneladas de lixo. O lixo coletado na cidade é encaminhado para um aterro controlado, que é composto por valetas onde são destinados materiais orgânicos e sólidos, depositados separadamente.

Placa deentrada do aterro controlado
Fonte: http://www.pocosdecaldas.mg.gov.br/portal


Aterro controlado
Fonte: http://www.pocosdecaldas.mg.gov.br/portal

Existe um Código de Posturas Municipal, de 1976, nos artigos 146 e 150. De acordo com o código, o “lixo deverá ser colocado à porta das residências ou estabelecimentos nos horários pré-determinados pelos órgãos de limpeza pública daPrefeitura”. Já o artigo 150 proíbe “o despejo, nas vias públicas e terrenos sem edificação, de cadáveres de animais, entulhos, lixo de qualquer origem, quaisquer.”

2.1 COLETA SELETIVA:
A cidade conta hoje com a coleta seletiva, que atua da seguinte forma: A prefeitura faz a coletas em 34 pontos da cidade em dias alternados, isto gera em torno de 2 ton/dias. Este lixo é encaminhado para umacooperativa de catadores que fazer a separação dos resíduos que depois são encaminhados para um empresa de reciclagem.
A cooperativa conta com aproximadamente vinte funcionários, onde cada um tem uma renda mensal de um salário mínimo.
Todos os anos, a prefeitura municipal, juntamente com a cooperativa fazem os preparativos para o "Natal de Poços". A prefeitura compra da cooperativa garras pet econtrata jovens para preparação de enfeites que são colocados em todo o centro da cidade, praças e vias de acesso. Este trabalho dura sempre cerca de 3 meses.

Anjos que enfeitam o natal de Poços
Fonte: http://www.pocosdecaldas.mg.gov.br/portal/




2.2 RESÍDUOS HOSPITALARES
Este tipo de resído é coletado por uma empresa tercerizada, que faz a remoção dos resíduos e os encaminha para...
tracking img