TRABALHO FINALIZADO3

873 palavras 4 páginas
\
INTRODUÇÃO

Dentro da sociologia existem muitos nomes que se destacam, como o de Auguste Comte e Émile Durkheim, sociólogos que não se conheceram, mas deixaram grande contribuição para a sociologia. Comte é considerado o percursor da sociologia, seu primeiro significado é atribuído a ele. Realizou estudos sobre Moral e Interações sócias, entre outros, muitos admiram e o estudam até hoje. Émile Durkheim, é considerado seu percursor, nasceu após a morte de Comte, mas diversas vezes realizou consultas e estudos a obras deixadas por ele.
Neste trabalho será apresentado ideias principais dos autores citados. Principais conceitos e teorias deixadas por eles e suas relações, estudos esses que são de grande importância, que influenciaram e influenciam a sociedade em diversos aspectos.

DESENVOLVIMENTO

Auguste Comte nasceu em 1798 na França, suas teorias surgiram a partir do século XIX. Ele viveu em uma época de grandes transformações sociais, decorrentes da Revolução Industrial e Revolução Francesa. Comte é um dos responsáveis pela criação da sociologia e deu a ela seu primeiro significado. Ele foi extremamente influenciado pelas Ciências Naturais, principalmente pela Biologia, que fez ele a ver a sociedade como um todo.
A sociologia é fundamental para analisar e prever acontecimentos e para ele a sociologia não deveria ficar limitada a isso, deve compor normas de comportamento para um melhor desenvolvimento da sociedade. Ele acreditava que a crise no mundo moderno era causada pela falta de ordem social e por isso, buscou pôr a ciência no topo da vida social. Para haver mudanças em uma sociedade, primeiramente era necessário que os indivíduos que ali habitavam mudassem também, primeiro deveria ser aplicado a educação moral, caso a educação moral, que designava o que era certo ou errado não funcionasse, deveria ser utilizada a coerção física.
Comte, acreditava que a sociedade estava a caminho do progresso, que a tecnologia e a ciência

Relacionados