Trabalho final Gest o da qualidade M2docx

11009 palavras 45 páginas
Faculdade Metrocamp
A QUINTA DISCIPLINA

Engenharia de Produção
Gestão da Qualidade

Aline DOMINGUES
Ana Paula COSTA
Fábio FERREIRA
Jonatthan VARELA Maria NASCIMENTO
Vanderson BETARELLI

Orientador: Prof.Escamia

CAMPINAS
2015

CAPÍTULO 9 - DOMÍNIO PESSOAL

O ESPIRITO DA ORGANIZAÇÃO QUE APRENDE

As organizações só aprendem por meio de indivíduos que aprendem. A aprendizagem individual não garante a aprendizagem organizacional.
Segundo Kazuo Inamori, presidente da Kyocera, a força ativa dentro de uma empresa, é de fato as pessoas. Se os funcionários de uma empresa não estiverem motivados simplesmente não haverá crescimento, maior produtividade ou desenvolvimento tecnológico.
Já Bill O´Brien, presidente da Hanover, luta por modelos organizacionais coerentes.
Assim como Inamori, O´Brien questiona que os gerentes devem redefinir tarefas.
Domínio pessoal é a expressão utilizada para definir a disciplina do crescimento e aprendizado pessoais. As pessoas com altos níveis de domínio pessoal estão expandindo continuamente sua capacidade de criar na vida os resultados que realmente procuram.
Através da busca pelo aprendizado continuo surge o espírito da organização que aprende.

DOMÍNIO E PROFICIÊNCIA

O domínio pessoal vai além da competência e das habilidades, significa encarar a vida como um trabalho criativo, viver a vida de maneira perspectiva criativa e não reativa.
O domínio pessoal incorpora dois movimentos subjacentes. O primeiro é o continuo esclarecimento do que é importante para nós. O segundo é aprender continuamente como ver a realidade atual com mais clareza.
Quando pensamos na visão sobre “o que queremos” e “onde estamos em relação ao que queremos” geramos a tensão criativa.
Aprender nesse contexto fica por conta de expandir a capacidade de produzir os resultados que realmente queremos na vida. É a aprendizagem generativa para a vida inteira. E as organizações que aprendem não são possíveis se não houver, em todos

Relacionados