Trabalho filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (899 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Protágoras nasceu por volta de 492 a.C. em Abdera e parece ter sido discípulo de Demócrito. Pensa-se que a família de Protágoras seria de condição modesta e, ele próprio, teria começado exercendo umtrabalho manual no qual ele teria inventado o TULÉ (colchão ou esteira sobre a qual se transportavam os fardos) e a embalagem de cargas (método de encaixar os ramos de tal modo que um molho sesegurava sozinho sem laço exterior). ESTA ORIGEM SOCIAL DE PROTAGORAS EXPLICA AS SUAS OPINIOES DEMOCRATICAS.
Protágoras foi o fundador do movimento sofistico. Provavelmente foi o primeiro grego a ganhardinheiro ministrando aulas em áreas como oratória, critica de poesia, cidadania e gramatica, e era famoso pelo alto preço que cobrava. Foi alvo de uma acusação por professar o ateísmo. Comoresultado, foi convidado a deixar Atenas e as suas obras foram queimadas na pça. publica.
A doutrina de Protágoras abrange, pelo menos, três momentos que consistem, 1º: "As Antilogias" 2º: Descoberta dohomem-medida 3º: Elaboração do discurso forte.
ANTILOGIAS : A RESPEITO DE TODAS AS QUESTÕES HÁ 2 DISCURSOS COERENTES EM SI MESMO MAS QUE SE CONTRADIZEM. A RESPEITO DE TUDO PODE-SE ENCONTRAR UM PRÓ EUM CONTRA.
Como o objetivo de Protágoras era de preparar o jovem para enfrentar a vida política, ele tinha que avaliar a questão da contradição, já que uma questão política sempre há contestaçõese que, muito especialmente na Grécia, os debates públicos eram um conflito de opiniões opostas. Formar os alunos era dotá-los de uma retórica e de uma arte da persuasão que concluísse a capacidade deargumentar e contra-argumento.
"Não estou em disposição de falar nem se existem, nem se não existem, nem quais são; efetivamente, muitas coisas impedem de saber; não só a obscuridade do problemamas a brevidade da vida humana" Há dois discursos que se contradizem : o da crença e o da descrença. Agnosticismo de Protágoras.
A obra "As Antilogias" mostraram uma natureza instável e indecisa,...
tracking img