Trabalho filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1929 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS SOCIAIS APLICADAS
ADMINISTRAÇÃO

FILOSOFIA
ATIVIDADE DE ADMINISTRAÇÃO

Jacobina
2010

FILOSOFIA
ATIVIDADE DE ADMINISTRAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso (Administração Orçamentária) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Filosofia ].
Orientador: Prof.Marcia Bastos de Almeida.

Jacobina
2010

Ao nascer todas aspessoas estão suscetíveis as condições que os cercam, que serve como a primeira referência da vida, em sua vida, e ao longo do tempo, quer seja por esforço individual ou quer seja por influências externas a este, acabam se modificando. Essas condições são formadas por informações sobre a sociedade, sobre a vida, a justiça social e tantas outras, e com o acumulo dessas informações, o indivíduoaprende a discernir certas coisas, analisá-las, compará-las com outras informações e por fim, aceitá-las ou não, ou seja, faz com quem cada pessoa atribua valores diferentes para cada fato. Cada pessoa possui sua maneira de agir e de comportar diante de um mesmo fato. A busca por objetivos distintos por parte dos indivíduos que se comportam de maneira desigual na sociedade, nos leva ao surgimento deconflitos de interesses que envolvem questões sobre o que é justo o que é certo e errado, o que é bom e ruim, e etc.
Portanto não se pode discorrer a respeito da Moralidade Administrativa, sem que antes se fale a respeito da própria Moral, e da Ética, pois ambos estão situados em círculos concêntricos, onde a Moral se situa em um círculo maior e a Ética, em círculos menores.“Toda moral é um sistema de regras e a essência de toda moralidade consiste no respeito que o indivíduo sente por tais regras”. Há, no campo da reflexão ética, algumas concepções da origem da Moral, sendo a primeira delas, originada em Deus, ou seja, a Moral advém de algo sobre-humano. A segunda refere-se como origem, a natureza, segundo a qual nasce da própria conduta natural biológica, e aterceira, dá como origem da Moral, o próprio homem, que é dotado de essência eterna e imutável, que permanece e dura através das mudanças históricas e sociais. Na verdade essas três correntes se misturam e dão constituição ao conteúdo da Moral. O que não se pode negar é que a Moral é uma espécie de freio da conduta das pessoas, que às vezes nem sabem o que é especificamente a Moral, mas se sentem bemquando notam a sua presença em seus atos, como muito bem afirmou o escritor Ernest Hemingway: “Eu sei o que é moral apenas quando você se sente bem após fazê-lo e o que é imoral quando se sente mal após fazê-lo”. A Moral é uma norma por adesão, apesar de englobar o Direito e a Ética. Ela se preocupa ao mesmo tempo com o indivíduo personificado, com a sociedade em geral e com Deus, e a sançãocontra alguma transgressão de ordem moral, é mais de cunho pessoal, interior, através da culpa, da “dor de consciência”, do arrependimento, por isso ela é de natureza personalíssima.
A vontade envolve sentimento, portanto implica impressão e idéia, dessa forma, a vontade é gerada pela necessidade e induz à liberdade. A necessidade determina a conduta humana, sendo o interesse da nossaconstituição moral. Assim, as diferentes condições de vida nascem de princípios constantes (necessários) da natureza humana, pois, os princípios naturais são as causas do comportamento humano. Para Hume, há uma uniformidade e uma regularidade nos princípios naturais que atingem a totalidade dos homens. Os princípios naturais e necessários fundam a razão e as sociedades humanas, os princípios danatureza humana, a sociedade, o governo, a constituição, a moral, a cultura, as artes e a ciência. Em outras palavras, a natureza define a relação entre o eu, o nós e o mundo. Portanto, há uma determinação da natureza nas atividades produzidas pelos homens, como o próprio Hume aponta que: Existe um curso geral da natureza nas ações humanas, assim como nas operações do sol e do clima. Existem também...
tracking img