Comportamento humano nas organizacoes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5683 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento de talentos humanos no contexto da saúde:
desafios e oportunidades rumo ao século XXI
Analise 5/3/11 as 11:00
Analisa o comportamento humano nas organizações, focalizando os papéis profissionais desempenhados e as interfaces com o meio ambiente em um mercado em constantes mudanças. acentua a interdependência entre a conduta individual/grupal e o ambiente organizacional maisamplo e o seu processo de desenvolvimento.

a partir do conceito de representação social, busca fundamentar as interações sociais nos respectivos níveis hierárquicos, identificando a conduta humana nas suas diferentes facetas/influências e as possibilidades e limitações existentes quanto à questão participativa.

sugere ainda alternativas de ação que concorram para a valorização do potencialhumano (qualidade de vida no trabalho) através do diagnóstico contínuo das motivações do trabalhador e as representações sociais do trabalho desempenhado, considerando a abordagem holística representada pela busca da qualidade total e as perspectivas atuais rumo ao século xxi.
Roberto Kanaane1
Resumo
Os novos desafios que se colocam em todas as áreas profissionais requerem contínuo estudo deperfis e tendências. O presente relato tem por base dados levantados junto a instituições de saúde no sentido de obter uma formulação clara de todos os que atuam nesse setor quanto a suas visões a respeito de habilidades de modo a discutir o desenvolvimento de talentos para um mundo globalizado.
Palavras-chave: desenvolvimento de talentos, perfil de habilidades, recursos humanos. KANAANE, R.Desenvolvimento de talentos humanos no contexto da saúde: desafios e oportunidades
rumo ao século XXI. Unopar Cient., Ciênc. Juríd. Empres., Londrina, v. 1, n. 1, p. 187-191, mar.
2000. O crescimento da área de serviços em ritmo acelerado ao redor do mundo, as novas formas de valor para o cliente, a busca de qualidade nas mais variadas esferas, está modificando o perfil dasorganizações. Conseqüentemente, o perfil do profissional da área da saúde também vem se modificando e, através de nossa atuação profissional, como pedagogo, psicólogo, professor universitário e consultor, atuando nas mais diversas organizações públicas e privadas, destacamos que, a nova postura dos profissionais que desenvolvem sua prática nas organizações de saúde, objetiva abolir o comportamentovoltado a "apagar incêndios" e, a partir de posturas pró-ativas, tem buscado soluções para os problemas conhecidos, assim como, estão sintonizados com a prevenção, a valorização do ser humano de forma global, sem perder de vista a comunidade e o meio ambiente.
Na área da saúde, certamente, profissionais e organizações estão atentos às questões acima citadas e buscam extrair o máximoaproveitamento das tecnologias, atuando em times para a resolução de problemas, apontando soluções e avaliando resultados.
A ênfase à qualidade está trazendo grandes contribuições para facilitar o trabalho dos profissionais da área da saúde, enfocando, a prevenção das doenças e a melhoria da qualidade de vida como um todo. Baseando-se nestas constatações, o pesquisador motivou-se a investigar, demaneira sistemática, como os profissionais de saúde, atuando em distintas organizações se percebem e quais os impactos no desempenho profissional. Ao mesmo tempo, houve o intento de identificar o perfil compatível às distintas demandas, uma vez que, continuamente, se vêem envolvidos em múltiplas atividades, que sugerem habilidades, aptidões e competências sincronizadas com a diversidade existente.Desta maneira, destacamos o desenvolvimento de talentos humanos, como sendo o ponto inicial para a realização das pesquisas, visando dar significado a tais questões. O pesquisador observou a existência de alguns ângulos, a nível do desempenho dos profissionais da saúde, que necessitam ser cuidadosamente analisados, para que os mesmos consigam superar as dificuldades e maximizar as...
tracking img