Trabalho feito em java

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Licenciatura em Engenharia Informática e computação – 4º ano Ano lectivo de 2000/2001

Modelização do Sistema de Software de Gestão de um Restaurante

Dezembro 2000

Nome dos elementos do grupo:
Carlos Miguel Assucena Ribeiro Filipe Alexandre Pais de Figueiredo Correia
- ei97043@fe.up.pt - ei97001@fe.up.pt

Trabalho Prático- Sistema de Software de Gestão de um Restaurante -

E.S.

Introdução
O desenvolvimento das novas tecnologias proporciona, cada vez mais, que as máquinas, e neste caso os computadores, tenham um papel mais activo na nossa sociedade. Em todo o lado se verifica uma passagem de testemunho do homem para o computador nas tarefas mais variadas. No caso da comunicação, os computadores desempenhamum papel preponderante, facilitando-a incrivelmente. É nesse âmbito que o software de gestão de um restaurante, aqui apresentado, se insere, permitindo criar uma comunicação rápida e eficaz, entre o cliente, o empregado e o cozinheiro . É obvio, no entanto, que este software se destina a um tipo de restaurante muito bem definido. Nomeadamente, este sistema só é útil numa grande superfície, commuitos clientes e empregados, em que a comunicação e gestão seriam complicadas.

Descrição
O software de gestão de restaurantes, aqui descrito, permite que toda a interacção cliente-empregado-cozinheiro seja feita através de terminais de computador. Para isso é necessário que o restaurante esteja equipado com terminais de computador em todas as mesas (para os clientes), assim como na cozinha e noslocais onde se encontram os empregados, que atendem os clientes. Alternativamente, neste último caso poderiam ser utilizados sistemas móveis (PDAs) para os empregados, proporcionando uma utilização mais rápida e fácil. O sistema permite, portanto, que os clientes façam o seu pedido através do terminal (assim como ver o cardápio e também os detalhes de cada refeição) e, também, efectuar opagamento, sendo necessário, nesse caso, um aparelho multibanco (ou outro sistema de pagamento) em cada terminal.

Página 2

Trabalho Prático

- Sistema de Software de Gestão de um Restaurante -

E.S.

Modelo de casos de uso
Este sistema prevê 3 actores, no modelo de casos de uso: o cliente, o empregado e o cliente. Todos este interagem com o software de maneira diferente. O cliente depois dechegar ao restaurante e se sentar na sua mesa, tem à sua disponibilidade um terminal de computador onde pode, em primeiro lugar, ver o menu (com as refeições existentes) e opcionalmente ver os detalhes de cada prato. Depois de escolher o(s) prato(s) que pretende, faz o pedido directamente no software, onde pode depois, também, ver a conta e efectuar o pagamento. Entretanto o pedido efectuadoaparece em fila de espera no terminal do cozinheiro, que assim que possa, passará a confeccioná-lo. Mal a refeição esteja pronta, o cozinheiro informa o sistema que o pedido está concluído e automaticamente é chamado um empregado para levar a refeição à mesa do cliente. Um empregado que esteja livre responde e trata de fazer o que lhe pedem. O pagamento do cliente pode efectuar-se a dinheiro ou atravésdo multibanco. No primeiro caso é feita uma chamada a um empregado que procede ao pagamento. No segundo caso, os terminais, dotados de caixa multibanco, permitem que o cliente faça de imediato o pagamento, sem ser necessário chamar um empregado. No restaurante é possível, também, fazer uma reserva de mesa ( e cancelar a reserva ) quer pelo empregado (após contacto do cliente através de telefone,por exemplo) quer pelo cliente (via internet). O cozinheiro tem, ainda, mais algumas opções no sistema, nomeadamente, para um determinado prato, ver a sua receita, definir como esgotado ou não e alterar a composição do prato. Pode, também, consultar os stocks existentes ( que são diminuídos automaticamente pelo sistema quando os pedidos são concluídos) e alterá-los ( ajustes manuais do stock, ou...
tracking img