Trabalho Fator Humanov3

3215 palavras 13 páginas
3) Contexto atual: Estratégia- para onde a empresa está se dirigindo? Qual seu desafio de negócio? A 3M é uma empresa totalmente voltada à inovação desde seu nascimento, em 1902, portanto sua estratégia para os próximos anos reflete esse DNA criativo e empreendedor. No portal global da companhia, a 3M destaca que o foco de sua estratégia é construir uma marca global forte, maximizando seu awareness e relevância, unificando a marca 3M. Para tanto, baseia-se em três pilares:
Aumentar o conhecimento da marca através de aplicações consistentes dos seus padrões mundiais;
Ser reconhecida globalmente pela solidez de seu patrimônio em ativos;
Conquistar liderança em cada mercado em que atua;
Para uma marca com portfólio tão amplo, com milhares de produtos comercializados em todo o mundo, mostrar-se uma master brand forte e integrada é um desafio que requer muito investimento e sinergia entre seus negócios em todos os países em que atua. Nos últimos anos, a empresa vem crescendo através de aquisições locais, sendo venturosa em implementar modelos de excelência operacional e fomentar o espírito empreendedor, por meio do incentivo à iniciativa individual.
No Brasil, a estratégia da empresa está voltada a crescer. No portal da 3M, Michael Vale, presidente da empresa no Brasil, ressalta: “Nossa estratégia inclui crescer na base da pirâmide, com produtos inovadores e de qualidade, com preços competitivos”. Tal abordagem demonstra o compromisso da empresa em continuar crescendo, sobretudo nos países em desenvolvimento, entre as classes C, D e E, além de manter seus clientes atuais nos mais diversos ramos, desde a dona de casa a grandes empresas, atuantes em diferentes segmentos.
Segundo Prahalad apud Vieira (2005), estratégias de negócio voltadas aos consumidores mais pobres, para além do fator social, são importantes fontes de empreendedorismo e inovação para as empresas: “Se pararmos de pensar nos pobres como vítimas ou como um fardo e começarmos a reconhecê-los

Relacionados