Trabalho fasimetro e luximetro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0 – INTRODUÇÃO

Este Trabalho nos mostra as principais funções dos instrumentos de medidas elétricas; Fasímetro e Luxímetro. Veremos as suas funções, suas particularidades, como e seu uso nas indústrias e residências, seus princípios funcionamentos, como e feito as medições, entre outros. As medidas desses dois aparelhos são de caráter muito importante para todos os eletricistas montadores emgeral


2.0 – FASÍMETROS

Os Fasímetros, também conhecidos como medidores de fator de potencia, são instrumentos destinados a medir a relação existente entre a potencia ativa e a potencia aparente de um circuito reativo indutivo ou reativo capacitivo.

[pic]

Esses Instrumentos têm seu funcionamento baseado no principio eletrodinâmico exercido entre bobinas fixas e bobinas moveiscruzadas.


Figura 1: Princípio de Funcionamento do Fasímetro.

Como é de nosso conhecimento, a relação existente entre a potência ativa e a potencia aparente, nos circuitos indutivos ou capacitivos, e definidos pela defasagem existente entre a tensão e a corrente do circuito.

Logo, o fasímetro, ao receber as grandezas tensão e corrente, determina a defasagem existente entre elas.

OsFasímetros podem ser monofásicos ou trifásicos.





2.1 – FATOR DE POTÊNCIA

O fator de potencia de um sistema elétrico qualquer, que está operando em corrente alternada, é definido pela razão da potência real ou potência ativa pela potência total ou potencia aparente.

Em circuitos de corrente alternada puramente resistivos, as ondas de tensão e de corrente estão em fase, ou seja,mudando a sua polaridade no mesmo instante em cada ciclo.

Quando cargas reativas estão presentes, tais como capacitores ou condensadores e indutores, o armazenamento de energia nessas cargas resulta em uma diferença de fase entre as ondas de tensão e corrente.

Uma vez que essa energia armazenada retorna para a fonte e não produz trabalho útil, um circuito com baixo fator de potência terácorrentes elétricas maiores para realizar o mesmo trabalho do que um circuito com alto fator de potência.

O fluxo de potência em circuitos de corrente alternada tem três componentes: potência ativa (P), medida em watts (W); potência aparente (S), medida em volts-ampère (VA); e potência reativa (Q), medida em volt-ampère-reativo (VAr).

O fator de potência pode ser expresso como:

[pic]

2.1.1 –Potência ativa e reativa

A potência ativa é a capacidade do circuito em produzir trabalho em um determinado período de tempo. Devido aos elementos reativos da carga, a potência aparente, que é o produto da tensão pela corrente do circuito, será igual ou maior do que a potência ativa.

A potência reativa é a medida da energia armazenada que é devolvida para a fonte durante cada ciclo decorrente alternada. É a energia que é utilizada para produzir os campos elétricos e magnéticos necessários para o funcionamento de certos tipos de cargas como, por exemplo, retificadores industriais e motores elétricos.

2.1.2 – Análise Fator de Potência

Quando alimentamos uma carga ideal com uma corrente alternada, a corrente e a tensão variam da mesma forma, ou seja, estão em fase, conforme mostraa figura

Figura 1: Corrente e Tensão em fase















Quando em um ciclo a tensão aumenta, a corrente também aumenta, na mesma proporção, e quando a tensão diminui, a corrente diminui na mesma proporção. Sempre que isso ocorre temos a condição ideal, dizemos que, nesse caso, a carga recebe a potência real.

No entanto, no mundo real as cargas não se comportam dessaforma, pois não são resistivas puras. As cargas podem ter componentes capacitivos ou indutivos, que afetam seu comportamento.

Uma carga que tenha uma componente denominada reativa (indutiva ou capacitiva) faz com que a corrente se defase em relação à tensão. Conforme seu comportamento seja indutivo ou capacitivo, a corrente pode adiantar-se ou atrasar-se em relação à tensão, veja a figura...
tracking img