Trabalho Evandro Lisan

1797 palavras 8 páginas
Introdução
A concentração da colonização alemã no sul do Brasil possui uma explicação: grande parte da região estava despovoada e as fronteiras com as ex-colônias espanholas ainda não estavam bem definidas. Em consequência, a falta de povoadores na região poderia culminar numa fácil invasão estrangeira. Com a independência do Brasil, a imigração portuguesa declinou por um certo tempo. O governo brasileiro se viu obrigado a procurar novas fontes de imigrantes: vieram alguns suíços, porém foram os alemães aqueles que ficaram incumbidos de coloniza o sul do país.
Os primeiros a chegar no Espirito Santo foram os alemães. Os que vieram em maior quantidade foram os italianos.
Inicialmente, as colônias de imigrantes estavam circunscritas as terras altas e frias do centro da província. Sobrava terra e faltava mão-de-obra. Por isso, a imigração alemã e italiana no Brasil foi, inicialmente, uma iniciativa de colonização e povoamento. Na região de domingo Martins foi fundada a primeira colônia alemã no Espirito Santo, com o nome de Santa Isabel. Não demorou muito a meta passou a ser ampliar a fronteira agrícola e gerar riquezas, a fim de melhorar o desempenho econômico capixaba.

Municípios fundados por alemães
Santa Izabel
A ocupação do solo espírito-santense foi uma das mais tardias na costa brasileira. Em meados do século XIX apenas uma pequena faixa costeira tinha sido tocada pela mão do homem. O restante era mata virgem. Fez criar a colônia de Santa Isabel, a oeste de Viana, já em território montanhoso. Viana, a primeira colônia de imigrantes na então capitania, foi fundada em 1812 por colonos das ilhas dos Açores, parte dos quais a abandonaram por causa da malária e dos ataques dos botocudos. Até meados do século 19, somente a faixa costeira do Espírito Santo havia sido ocupada. Os primeiros a desbravar a serra no interior do Estado foram imigrantes da região de Hunsrück na Alemanha. Eram 39 famílias, 26 luteranas e 13 católicas, que em 1847 chegaram ao

Relacionados

  • Condicionantes institucionais para bioprospecção no brasil
    74596 palavras | 299 páginas
  • tatu
    178148 palavras | 713 páginas