Trabalho escravo contemporaneo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3205 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho escravo contemporâneo
Objetivos 
- Saber que ainda existe trabalho escravo no Brasil e identificar suas características. 
- Conhecer as condições que levam um trabalhador à escravidão hoje. 
- Conhecer formas de combate à escravidão atual. 
- Valorizar todo trabalhador como cidadão e respeitar seus direitos. 

Conteúdos 
- Características da escravidão contemporânea no Brasil. 
- Formasde combate à escravidão. 
- Valorização dos trabalhadores. 

Anos 
5º e 6º. 

Tempo estimado 
Dez aulas. 

Material necessário 
Imagens de trabalhadores em condições de escravidão e textos sobre o tema. 

Desenvolvimento 
1ª etapa 
Apresente imagens que retratem situações envolvendo o trabalho escravo (hoje ou no passado). A ideia é levantar o que os alunos sabem sobre o assunto. Pergunte: o queessas imagens mostram? Conforme a discussão for avançando, introduza novas questões: são trabalhadores? Em que condições laboram? Essas imagens são de que época? Vocês já viram algo parecido? Em que situação? 

2ª etapa 
Traga para a sala de aula um conjunto de notícias atuais sobre o trabalho escravo no Brasil e retome a discussão, estabelecendo uma relação entre as imagens, o que os alunosdisseram e as notícias trazidas. É importante que eles reconheçam a existência da escravidão nos dias de hoje e algumas de suas características - como o fato de que a maioria seja de homens e que sofra com as péssimas condições de trabalho. 

3ª etapa 
Os alunos leem o texto O Que É Trabalho Escravo. Encaminhe uma discussão coletiva, focando dois aspectos citados no texto: "trabalho degradante" e"cerceamento de liberdade". Para apoiar a discussão, questione: por que esses trabalhadores são considerados escravos? Eles podem ir embora? Como é a vida deles na fazenda? Por que eles não pagam a dívida? Por que não vão à polícia? Após a discussão, os alunos devem fazer anotações em dupla. 

4ª etapa 
Coloque a seguinte questão para ser respondida individualmente e por escrito: "Explique como umapessoa livre se torna escrava. Use passagens do texto que justifiquem sua resposta". Proponha uma discussão coletiva para esclarecer dúvidas e socializar os saberes construídos até aqui. 

5ª etapa 
Os estudantes devem ler em casa o texto Como uma Pessoa Escrava se Torna Livre. Em classe, promova um debate sobre as formas de combate ao trabalho escravo atual. 

6ª etapa 
Para finalizar, encomende aprodução de um panfleto para ser distribuído na comunidade escolar. Ele deve alertar sobre a existência do trabalho escravo no Brasil e dizer como combater essa prática. O trabalho pode ser em pequenos grupos e as crianças devem consultar os materiais utilizados no estudo ou outros de apoio que encontrem. É importante socializar e discutir a adequação e precisão dos dados e das imagens escolhidos. Avaliação
Analise o desenvolvimento dos alunos ao longo do processo. A participação nas discussões coletivas, as anotações, a resposta individual para a pergunta da 4ª etapa e a confecção do panfleto são instrumentos de avaliação. Se for o caso, pode-se ainda propor a produção de um texto a respeito do assunto, definindo um gênero específico e um destinatário real.-------------------------------------------------
O que é trabalho escravo
Escravidão contemporânea é o trabalho degradante que envolve cerceamento da liberdade.
  |
A assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, representou o fim do direito de propriedade de uma pessoa sobre a outra, acabando com a possibilidade de possuir legalmente um escravo no Brasil. No entanto, persistiram situações que mantêm o trabalhador sempossibilidade de se desligar de seus patrões. Há fazendeiros que, para realizar derrubadas de matas nativas para formação de pastos, produzir carvão para a indústria siderúrgica, preparar o solo para plantio de sementes, entre outras atividades agropecuárias, contratam mão-de-obra utilizando os contratadores de empreitada, os chamados "gatos". Eles aliciam os trabalhadores, servindo de fachada para...
tracking img