Trabalho Em Equipe O Assistente Social Nas Empresas Capitalistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto

Faculdade Batista Brasileira – FBB Serviço Social
Ana Maria Ferreira
Bianca Damasceno
Manoela Rocha
Raquel da Guia
Tathiana Trindade







O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA EMPRESA CAPITALISTA










Salvador/Bahia
2014


Ana Maria Ferreira
Bianca Damasceno
Manoela Rocha
Raquel da Guia
Tathiana Trindade




O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA EMPRESACAPITALISTA




Discentes do curso de Bacharelado em Serviço Social-FBB.
Trabalho para disciplina Processo de Trabalho e Serviço Social
2º unidade Semestre 2014.3 Orientadora: Profª . Agize.








Salvador/Bahia
2014


INTRUDUÇÃO

O Assistente Social vem aos poucos ampliando seu espaço de atuação, e assim está rompendo com oestigma de profissão vinculada aos serviços públicos, e buscando seu espaço cada vez mais nas empresas capitalistas.
Esse avanço do mercado de trabalho para o serviço social, respondem com as mudanças tecnológicas, com a globalização e a construção produtiva que a sociedade vem sofrendo. Devido a isso tais fatores trazem consigo, a necessidade de uma profissão que atue nestas relações, sendo o serviçosocial requerido como o tal.
Foi na década de 1980, aonde veio ocorrendo mudanças nas empresas capitalistas, devido ao processo de reestruturação, ou seja, é a onde começa uma nova construção do modo de produção do capital para enfrentamento as suas crises, foi daí que perceberam que seria necessário a entrada dos Assistentes Sócias nas empresas. Com essas reestruturação significaria a criaçãode novas necessidades sócias, onde as empresas buscam incorporar o Assistente Social para reconhecer o processo de mercantilização e promover trabalhos educativos e assistenciais que tenham como o foco principal os empregados.
Nesse período foi marcado pela privatização e fusões das empresas, onde as empresas passam a exercer um maior controle sobre a força de trabalho, controle esse que sãoimpostos pela mesma como a informatização do processo de trabalho, que exige dos trabalhadores uma maior qualificação para quem possam exercer suas funções na empresa. Sendo assim os empregados são manipulados por parte dos empregadores, onde os salários passam a ser caracterizado pelo grau de escolaridade e conhecimento do empregado, surgindo assim uma competição entre eles. Para melhorar e mobilizaras metas de produção, os empregadores oferecem benefícios e serviços sociais à classe trabalhadora, que são chamados “salário indiretos”.
Portanto, o objetivo desse trabalho é buscar entender de que forma a atividade profissional do Assistente Social nas empresas é afetado pelas mudanças no mundo do trabalho, além de um conjunto diversos de frentes de trabalho para o assistente social nasempresas, tendo em vista uma transformação das forças produtivas e dos mecanismos de reprodução social.



1-O trabalho do assistente social nas empresas capitalistas

Na década de 1980 as classes trabalhadoras entraram em um processo de organização política, criando assim sindicatos, partidos, entre outras representações para combater a sua relação com o capital, é quando acontece a “ruptura do ServiçoSocial”, é nesse momento que os profissionais de Serviço Social negam o conservadorismo profissional, “por colocar em xeque a gênese, os princípios e as práticas que se vinculam o Serviço Social, na sua trajetória sócio-histórica.” (NETO, 1990; IAMAMOTO, 1998), isso deu a esses profissionais um pensamento crítico, voltado para as necessidades sociais do proletariado com base na teoria socialMarxista, é nesse momento que empresas públicas e privadas inserem em larga escala no seu quadro funcional o profissional de Serviço Social.]
As empresas observaram que precisavam da intervenção o assistente social como mediador de conflitos e comportamentos que surgiam nessa relação capital e trabalho, havia num entanto um contraste já que esse profissional deveria trabalhar numa via de mão dupla...
tracking img