gerff

887 palavras 4 páginas
1. INTRODUÇÃO
Fundação
O Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro teve sua construção iniciada em 1944 por iniciativa do então diretor do Departamento de Saúde do Estado, Dr. Janduhy Carneiro. O Hospital veio a ser inaugurado nove anos depois, em 26 de novembro de 1953, pelo governador João Fernandes de Lima. A obra de edificação deste, que é maior referência da rede hospitalar pública do Sertão paraibano, teve a colaboração da Legião Brasileira de Assistência, do interventor Ruy Carneiro e dos governadores Osvaldo Trigueiro e José Américo de Almeida.
A parte técnica do projeto da obra ficou a cargo do D.O.P Estadual, enquanto que a execução dos serviços do Poder Municipal. O Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro passou por várias reformas e ampliações, nos governos de João Agripino, Wilson Leite Braga, de Ronaldo e Cássio Cunha Lima, José Maranhão. Hoje o Regional passa também por mudanças de infraestrutura, com reformas e ampliação, visando oferecer maior conforto aos visitantes e acompanhantes de pacientes.
O hospital atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e em média o hospital recebe cinco mil pacientes por mês, atendendo não só a cidade de Patos, mas também a maioria das cidades vizinhas. O Hospital conta com 144 leitos.
A Nutrição clínica é uma área específica da nutrição, cuja finalidade é tratar diversas enfermidades que agridem o ser humano, de forma terapeuta através de uma alimentação específica, balanceada e saudável, fundamental para promoção, manutenção e recuperação da saúde ou prevenção de doenças, contribuindo para a melhoria de qualidade de vida (BRASIL,1998)

2. DESENVOLVIMENTO

A atuação do Nutricionista no âmbito hospitalar objetiva o controle nutricional de pacientes no âmbito individual ou coletivo de pacientes com patologia diagnosticada visando à promoção da saúde dos mesmos. Atualmente o nutricionista tem uma inserção maior em hospital (RECINE, 2009).
De acordo com a RESOLUÇÃO CFN N°380/2005

Relacionados