Trabalho economia e mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
4ºFeitaLeia o trecho extraído de Léo Huberman, A história da riqueza do homem: “Hoje em dia, poucas pessoas abastadas guardam cofres cheios de ouro e prata. Quem tem dinheiro não o deseja guardar, mas sim movimentá-lo, buscando um meio lucrativo de investimento. [...] Hoje há mil e uma maneiras de se aplicar capital, na tentativa de obter mais capital. Mas logo no início da Idade Média, taisportas não estavam abertas aos ricos. Poucos tinham capital para aplicar, e os que o possuíam pouco emprego encontravam para ele. [...] Mas, não se necessitava diariamente de dinheiro para adquirir coisas? Não, porque quase nada era comprado. Um pouco de sal, talvez, e algum ferro. Quanto ao resto, praticamente toda a alimentação e o vestuário de que o povo precisava eram obtidos no feudo. Nosprimórdios da sociedade feudal, a vida econômica decorria sem muita utilização de capital. Havia uma sociedade de consumo, em que cada aldeia feudal era praticamente auto suficiente. Se alguém perguntar quanto pagamos por um casaco novo, a proporção é de 100 para 1 como você responderá em termos de dinheiro. Mas se essa mesma pergunta fosse feita no início do período feudal, a resposta provavelmenteseria: Eu mesmo o fiz. O servo e sua família cultivavam seu alimento e com as próprias mãos fabricavam qualquer mobiliário de que necessitassem. O senhor do feudo logo atraía à sua casa os servos que se demonstravam bons artífices, a fim de fazer os objetos de que precisava. Assim, o estado feudal era praticamente completo em si – fabricava o que necessitava e consumia seus produtos.”
"HISTÓRIA DARIQUEZA DO HOMEM" de Leo Huberman - 10ª Edição Brasileira de 1974 publicado pela Zahar Editores, baseado na tradução da 3ª Edição publicada em 1959 pela Monthly Review Press, Nova York, E.U.A.
1. A partir da leitura do texto encontre a resposta correta:
A)
Uma sociedade auto suficiente é uma sociedade sem escravos.
B)
Uma sociedade auto suficiente é uma sociedade com muitos escravos.
C)Uma sociedade auto suficiente é uma sociedade de pleno emprego.
D)
Uma sociedade auto suficiente é uma sociedade sem trabalho.
E)
Uma sociedade auto suficiente é uma sociedade rica

Resposta c Justificativa:

Porque ela tem tudo que necessita para suprir suas necessidades básicas, e todas as pessoas nessa sociedade tem ocupação e ela não depende de outra sociedade para sobreviver, porisso ela é de pleno emprego e auto suficiente.

6ºFeitaOs bens econômicos, quando se destinam à satisfação direta de necessidades humanas, são chamados bens de consumo ou bens finais. São todos aqueles bens que já estão aptos a serem consumidos, sem a necessidade de qualquer outra transformação. Os bens de consumo podem ser divididos em bens de consumo duráveis, que podem ser utilizados por umperíodo mais prolongado – automóvel, geladeira; e os bens de consumo não duráveis, que devem ser consumidos imediatamente ou são utilizados apenas uma vez ou poucas vezes, como alimentos e roupas
Lendo o texto percebemos que:
O senhor do feudo logo atraía à sua casa os servos que se demonstravam bons artífices, a fim de fazer os objetos de que precisava. Assim, o estado feudal era praticamentecompleto em si – fabricava o que necessitava e consumia seus produtos.
Se alguém perguntar quanto pagamos por um casaco novo, a proporção é de 100 para 1 como você responderá em termos de dinheiro. Mas se essa mesma pergunta fosse feita no início do período feudal, a resposta provavelmente seria: Eu mesmo o fiz.
Assinale a afirmação correta; Na sociedade feudal:
A)
Os bens de consumo duráveis eramde exclusividade do senhor
B)
Os bens de consumo duráveis e não duráveis proporcionavam a escassez
C)
Os bens de consumo não duráveis só eram demandadas pelo senhor feudal.
D)
Os bens de consumo eram completamente fornecidos na sociedade feudal
E)
Os bens de consumo na sociedade feudal não eram necessários

Sugestão
A sociedade feudal, em tese, supria tanto os bens de consumo...
tracking img