Shopping virtual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2243 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Construção de um Shopping Virtual como Solução de Comércio Eletrônico para Pequenos Negócios 
 
OBJETIVO
Este artigo aborda a construção de um Shopping Virtual, através de seus requisitos, especificações e peculiaridades, para tornar possível um grupo de pequenas lojas ingressarem no comércio eletrônico. 
ESTRUTURA DA SOLUÇÃO
A solução proposta é dividida em quatro áreas,sendo uma pública e três restritas.
     A área pública, como o próprio nome já deixa claro, é uma área disponível para o acesso de qualquer internauta e será disponibilizada na forma de um site. Ao acessar o site o sistema exibirá um limitado número de produtos das lojas que compõe o Shopping em sua página principal e, para não privilegiar loja alguma, os produtos serão selecionados através deum algoritmo randômico e sempre estarão alternando a cada vez que a página for recarregada, tornando o acesso à página principal algo extremamente dinâmico.
     Com os produtos e serviços de várias empresas aglomerados em um único local, torna-se possível fornecer para o internauta recursos para que ele chegue rapidamente ao produto desejado e, para isso, o sistema possuirá ferramentas de pesquisaque possibilitem a seleção de produtos por marca, gênero, faixa de preço, tamanho (quando possível) e demais categorias que sejam relevantes ou que venham a facilitar ao usuário final chegar à informação desejada. A janela que exibe o resultado da pesquisa exibirá também a foto de catálogo do produto e possuirá recurso para ordenação do resultado por marca, preço e comércio. 
     Comoferramentas de navegação, além do sistema de pesquisa, o site possuirá um menu que poderá ser exibido de duas formas e possuirá funcionamento distinto. A primeira forma e que será definida como forma de exibição padrão é a separação do menu por tipo de produto/serviços oferecidos, sem distinção das empresas que os oferecem e, se o internauta selecionar uma das categorias, o site exibirá somente os produtosreferentes aquela categoria e, as categorias poderão possuir sub-categorias que seguirá o mesmo critério de funcionamento; a segunda opção de exibição, disponibilizará nas opções de menus as empresas que compõe o site e, ao selecionar uma opção de menu o site irá acessar somente os produtos/serviços da empresa que foi selecionada e uma descrição da empresa, com missão, endereço, telefones,logotipos mantendo a individualidade apesar do site oferecer a exibição em conjunto das informações. Ao acessar uma única empresa, os produtos serão listados por categorias, sendo que a primeira página da empresa também fará uso do algoritmo de randomização utilizando em seu critério de seleção somente os produtos pertencentes à empresa selecionada e também possuirá a ferramenta de pesquisa como aapresentada, restringindo o resultado com os mesmos critérios.
     A parte pública, além do catálogo de produtos, separados por categoria ou empresa, fornecerá também a possibilidade de comprar os produtos que desejar, sem distinção de empresa, ou seja, em uma única compra ele poderá comprar produtos de várias lojas diferentes que todos chegarão no mesmo prazo e serão faturados em uma única cobrança,permitindo com isso acesso a qualquer tipo de produto através de um único site.
     A primeira área restrita oferecerá todo o suporte logístico da aplicação para o comerciante, ou seja, será nela que cada uma das lojas que compõe o Shopping Virtual alimentará e obterá relatórios sobre o andamento do site. Cada loja possuirá um ou mais usuários e senhas para acessar sua área administrativa e,através de sua área administrativa possuirá acesso as opções para manutenção das informações dos produtos, upload de imagens, manutenção dos dados da própria empresa, relatório de acessos e relatório de produtos vendidos. A manutenção das informações dos produtos corresponderá à maior parte do trabalho que terá que ser exercido pelo comércio e, todas as informações lançadas serão automaticamente...
tracking img