TRABALHO DO QUINTO SEMESTRE ANDREIA 1

442 palavras 2 páginas
INTRODUÇÃO

O Serviço Social Brasileiro, a partir dos anos 60 foi palco de um profundo processo de amadurecimento teórico, político e cultural, que se intensificou nos anos 80 e 90 culminando com a construção do chamado Projeto Ético – Político.
Nas últimas décadas ampliou-se o debate sobre as políticas sociais no contexto das lutas pela democratização do Estado e da sociedade, no Brasil. Desde os anos 80 é possível observar mudanças decorrentes da atuação de novos interlocutores no campo das políticas sociais. O cenário político da década de 90 introduz inflexões importantes nesse movimento, relacionados a participação de segmentos organizados da sociedade civil na formulação, gestão e controle social das políticas publicas.
O objetivo deste trabalho centra-se na analise das possibilidades de construção da esfera publica no âmbito das políticas sociais que se manifestaram a partir das expressões da questão social.

DESENVOLDIMENTO

Em meados da década de 30, do século XX, quando o Serviço Social surge no Brasil, registram-se no País uma intensificação do processo de industrialização rumo ao desenvolvimento econômico, social, político e cultural. Tornando-se mais intensas também as relações sociais peculiares ao sistema social capitalista.
O Serviço Social profissional teve suas origens no contexto do desenvolvimento capitalista e no agravamento da questão social. Pois nesse contexto foi promulgada uma serie de medidas de políticas sociais, como uma forma de enfrentamento das múltiplas refrações da questão social, ao mesmo tempo em que o Estado conseguia a adesão dos trabalhadores.
Com o incremento do processo de industrialização, os movimentos começam a surgir no País com freqüência crescente, aparecendo sinais evidente de descontentamento e frustração por parte da classe media e dos grupos de intelectuais, onde ocorreram movimentos políticos contra a administração publica a qual era considerada ineficiente, inábil e retrograda,

Relacionados