FICHAMENTO EVOLU O URBANA

7024 palavras 29 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE – UNIFEBE
ACADÊMICA: FABIANA CRISTINA HENTZ
1ª FASE – ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: EVOLUÇÃO URBANA - 25/05/2015
PROFESSORA: CÍNTIA APARECIDA DA SILVA

FICHAMENTO

URBANISMO: HISTÓRIA E DESENVOLVIMENTO

A ORIGEM DO HOMEM MODERNO

“Após o término da II Guerra Mundial, as investigações sobre a origem da humanidade alcançaram um notável progresso com a descoberta de técnicas de datação por meio do carbono-14, que permitiram determinar a época em que se formaram os primeiros sítios arqueológicos com apreciável rigor.
Atualmente, com a descoberta de novas técnicas científicas (ex. análise da base genética DNA), pesquisadores, antropólogos e arqueólogos, entre outros, tem conseguido, não só nos locais de escavação, mas ainda nos laboratórios e centros de computação, retraçar a história da humanidade desde as mais remotas eras com significativa precisão.” (Abiko, 1995, p. 1)
“O estudo da evolução humana de 2,5 milhões de anos atrás até atingir a fase atual mostra que o desenvolvimento da cultura e da tecnologia, foi o principal fato ocorrido que garantiu o sucesso humano. Pode-se dizer que o desenvolvimento intelectual, sobretudo a invenção da fala e da linguagem, possibilitaram ao homem assumir um lugar de destaque na história da evolução.” (ibid. p. 1)

A PRÉ-HISTÓRIA, A HISTÓRIA E A ORIGEM DAS CIDADES

“As pesquisas indicam que o homem apareceu na face da terra há alguns milhões de anos e durante um longo período viveu coletando seu alimento e procurando abrigo no ambiente natural.
Para a arqueologia, a história da civilização humana começa na pré-história e continua na história até o presente século. O estudo da Pré-história é muito difícil, pois depende da análise de documentos não escritos, como restos de armas, utensílios de uso diário, pinturas, desenhos, etc.
De acordo com ARRUDA (1993), os estudiosos em geral costumam distinguir três grandes etapas na evolução do homem durante a Pré-história: a antiga Idade da

Relacionados

  • Prgrama disciplinas
    35525 palavras | 143 páginas