Trabalho do guigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GABARITO

Caderno do Aluno

Geografia – 3a série – Volume 4

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 OS FLUXOS MATERIAIS

Para começo de conversa
Página 3

1. Nesta questão, os alunos devem apresentar como argumentos: a ampliação da capacidade de carga dos navios, responsável por facilitar o transporte e baratear custos; a modernização nas formas de armazenamento para transportes com o uso decontêineres, o que evita perdas; e o aumento da velocidade, devido ao avanço tecnológico em aviões e navios, o que diminui o tempo de distribuição das mercadorias. 2. a) Soja: 1-4-5. b) Aço para exportação: 1-4. c) Petróleo: 1-2-5. d) Peças de computador: 3-5. e) Alimentos industrializados: 5.

Páginas 4 - 5

1. Espera-se que os alunos percebam que: os fluxos materiais são aqueles representados porobjetos que possuem materialidade e volume e, portanto, compõem uma imensa variedade de sistemas de infraestrutura e de mercadorias – por exemplo, produtos agrícolas, minerais e industrializados –; e os fluxos imateriais são aqueles disseminados pelos meios de comunicação e informação, como a internet – por exemplo, redes sociais (Orkut, facebook etc.) e lojas virtuais –, a comunicação viasatélite e a telefonia, e que influem em nossas vidas e alteram a nossa economia, mas que não são palpáveis e, portanto, não têm materialidade. 2. Como o próprio texto destaca, na atualidade, há uma relação de interdependência entre os fluxos materiais e os imateriais. Se, por um lado, toda a infraestrutura dos setores de comunicação e informação compõe-se de uma base material – formada por satélites,
1 GABARITO

Caderno do Aluno

Geografia – 3a série – Volume 4

fiações, cabos submarinos etc. –, por outro, o que eles tornam disponível resulta em fluxos imateriais que são utilizados pelas mesmas empresas responsáveis por fabricar todas essas tecnologias. É possível destacar também que os fluxos imateriais são importantes meios de comercialização de fluxos materiais (comércio online). 3.Alguns exemplos são: a rede bancária funciona interconectada e há uma infindável diversidade de transações econômicas realizadas por essa instituição. Além disso, as bolsas de valores do mundo inteiro operam em conexão e influem na economia dos mais diferentes países. Também todo o setor do e-commerce só existe porque está disponível online. Esses são exemplos econômicos. Porém, há uma variedadede transações que ocorrem pela via do fluxo imaterial que não podem ser consideradas econômicas, mas, sim, culturais. Esse é o caso dos contatos por e-mails, das relações que se estabelecem no Orkut e em diferentes redes sociais, das transações de músicas em mp3, de filmes no YouTube etc.

Páginas 5 - 9

1. Espera-se que os alunos destaquem os seguintes pontos: • • • • Habilidades humanas:saber-fazer. Técnica – origem grega (tekhné): capacidade de atuar na vida social, nos seus Relações sociais: atividades artísticas, culturais ou esportivas. São elementos Na história (as técnicas antecederam as ciências): constituem-se em objetos tudo

mais diferentes aspectos; sustentação material da vida; produção. componentes e constituintes das sociedades. o que é concebido pelo ser humano parater uma função – toda coisa material que pode ser apreendida pelos sentidos. Os objetos são técnicos. • • Espaço geográfico: constituído de objetos técnicos (ex.: estrada, indústria etc.) Espaço relativo (opõe-se à ideia de espaço absoluto): espaço relativo não é um construídos sobre a base física. vazio ou extensão a ser preenchida, é tido como concreto, onde a matéria está sempre presente –mesmo que só na forma de energia – e em constante mutação. Ideia de que o espaço está em expansão → leis variam conforme a relação entre as coisas materiais que o constituem → interação.

2

GABARITO

Caderno do Aluno

Geografia – 3a série – Volume 4



Espaço relativo (Geografia): objetos técnicos introduzidos no espaço geográfico

passam a constituí-lo e não apenas a ocupar...
tracking img