Trabalho desemprego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1888 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]







[pic]





[pic]


Índice


Introdução………………………………………………………………………………..1
Trabalho………………………………………………………………………………….2
Desemprego……………………………………………………………………………...3
Lay-off…………………………………………………………………………………....4
Subsídio de desemprego………………………………………………………………...7
Conclusão………………………………………………………………………………...9
Bibliografia……………………………………………………………………………....10Introdução

Com este trabalho esperamos compreender como se encontram os níveis de trabalho e de desemprego em Portugal.
Iremos pesquisar o que é o lay off o conceito de desemprego e trabalho. Como vivem as pessoas que estão desempregadas e como orientam as suas vidas.
Iremos apresentar este trabalho em forma de livro e mostrando-vos uma pequena reportagem sobre uma pessoadesempregada.





















Trabalho

O que é o trabalho?

Podemos definir trabalho como qualquer actividade física ou intelectual, realizada por ser humano, cujo objectivo é fazer, transformar ou obter algo.  

Dia do trabalhador

O Dia do Trabalhador é comemorado a 1º de Maio.
Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nosEstados Unidos da América.
Desde essa altura muitos países pelo mundo fora celebram esse dia.
Em Portugal, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio e este passou a ser feriado. Durante a ditadura do Estado Novo, a comemoração deste dia era reprimida pela polícia. O Dia Mundial dos Trabalhadores é comemorado portodo o país, sobretudo com manifestações, comícios e festas de carácter reivindicativo, promovidas pela central sindical CGTP-Intersindical (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical) nas principais cidades de Lisboa e Porto, assim como pela central sindical UGT (União Geral dos Trabalhadores). No Algarve, é costume a população fazer pic-nics e são organizadas algumas festasna região.








Desemprego

O que é o desemprego?


Fenómeno social e económico característico das economias modernas, em consequência do desequilíbrio entre a procura e a oferta de mão-de-obra. Consideram-se vários tipos de desemprego: tecnológico, repetitivo e de exclusão.


Desemprego de exclusão – Tipo de desemprego derivado de um desequilíbrio no mercado de trabalho em quea procura de mão-de-obra por parte dos empregadores é inferior à procura de trabalho por parte dos empregados.


Desemprego oculto – situação em que existe excesso de trabalhadores face à terra ou tarefas disponíveis.


Desemprego repetitivo – Tipo de desemprego derivado das mudanças constantes de emprego por parte da mão-de-obra com baixo nível de qualificação profissional.Desemprego tecnológico -Tipo de desemprego resultante das mutações tecnológicas e das reestruturações dos processos produtivos.


Desemprego voluntário – Tipo de desemprego resultante da recusa em aceitar um emprego por parte do trabalhador, em consequência de vários factores não motivadores: baixa remuneração, más condições de trabalho.

Gráfico da Taxa de Desemprego





Lay-off

O que é olay-off?

É uma redução temporária do período normal de trabalho. Esta redução abrange geralmente um grupo de trabalhadores e estes podem optar por períodos de trabalho diferentes entre si, de acordo com o que ficar negociado entre cada um e a empresa. Por exemplo, se há um grupo que prefere uma redução do horário diário, outro pode optar por trabalhar só alguns dias da semana ou do mês.Esta redução pressupõe igualmente uma redução do salário em dois terços, mas nunca pode descer abaixo do ordenado mínimo nacional. Ou seja, se o trabalhador já ganhar apenas o ordenado mínimo nacional, não terá redução de ordenado. Em qualquer caso, a empresa deixa de suportar o pagamento da totalidade do salário, passando a ser responsável apenas por 30% desse valor. Os restantes 70% passam a ser...
tracking img