Trabalho de trasistror

1323 palavras 6 páginas
1 INTRODUÇÃO TEÓRICA

1.1 Transistor
O transistor bipolar é um dispositivo de três terminais (base, coletor, emissor), que é basicamente constituído de três camadas de materiais semicondutores (regiões), formando as junções NPN ou PNP. Essas junções recebem um encapsulamento adequado, conforme o tipo de aplicação e a ligação dos três terminais para conexões externas. As junções semicondutoras são encapsuladas em invólucros de plástico ou metal, sendo o material semicondutor acessível eletricamente através de terminais. A [ Figura 1 ] mostra alguns tipos de encapsulamentos conforme a faixa de potência.

Figura [ 1 ] – Encapsulamento de (a) baixa (b) média e (c) alta potência. * * 1.2 Modos de Operação
A [ Figura 2 ] mostra a estrutura simplificada para os transistor de junção bipolar. A estrutura consiste de três regiões de materiais semicondutores. Regiões de Emissor, Base e Coletor. Um terminal é conectado em cada uma das três regiões. Estes terminais são chamados Emissor (E), Base (B) e Coletor (C).

Figura [ 2 ] – Estrutura (a) NPN e (b) PNP * 1.3 Simbologia
Na [ Figura 3 ], tem-se representada a simbologia dos transistores PNP e NPN e as correntes e tensões com polarização.

(a) (b)
Figura [ 3 ] – Simbologia para os transistores (a) NPN e (b) PNP

1.4 Funcionamento
No transistor de junção bipolar ou TJB (BJT - "Bipolar Junction Transistor" na terminologia inglesa), o controle da corrente coletor-emissor é feito injetando corrente na base. O efeito transistor ocorre quando a junção coletor-base é polarizada reversamente e a junção base-emissor é polarizada diretamente. Uma pequena corrente de base é suficiente para estabelecer uma corrente entre os terminais de coletor-emissor. Esta corrente será tão maior quanto maior for a corrente de base, de acordo com a carga.

1.5 A importância do transistor
O transistor é considerado uma das maiores descobertas ou invenções da história moderna, tendo tornado possível

Relacionados