Trabalho de tga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Tecnologia e sua Administração

As empresas precisam utilizar uma certa tecnologia para executar suas operações e realizar sua tarefa. A tecnologia pode ser rudimentar (como a limpeza com a vassoura ou escovão) ou sofisticada (como o processamento de dados em computadores). Uma coisa é certa: todas as empresas dependem de algum tipo de tecnologia ou conjunto de tecnologias para funcionar ealcançar seus objetivos.
A tecnologia é algo que se desenvolve predominantemente nas empresas por meio de conhecimentos acumulados e desenvolvidos sobre tarefas (know-how) e pelas suas manifestações físicas decorrentes – como máquinas, equipamentos, instalações -, constituindo um complexo de técnicas usadas na transformação dos insumos recebidos pela empresa em resultados, isto é, em produtos ouserviços colocados no ambiente de tarefa. Ela é um componente do meio ambiente na medida em que as empresas adquirem, incorporam e absorvem em seus sistemas as tecnologias criadas e desenvolvidas pelas outras empresas do seu ambiente de tarefa. Por outro lado, a tecnologia é um componente empresarial uma vez que faz parte do sistema interno da empresa, já incorporada a ele, passando assim ainfluenciá-lo poderosamente e, com isso, influenciando também seu ambiente de tarefa.
Assim, a tecnologia é, simultaneamente, uma força externa e ambiental que impõe desafios e problemas à empresa, e uma força interna que também lhe impõe desafios e problemas.
Noções de tecnologia
Sob um ponto de vista genérico, tecnologia é o conjunto ordenado de conhecimentos empregados na produção e nacomercialização de bens e de serviços. Tais conhecimentos podem ser científicos ou simplesmente empíricos, ou seja, resultado de observações, experiências cotidianas, aptidões especificas, tradição oral ou escrita. A tecnologia abrange todos os conhecimentos técnicos, patenteados ou não, formulas, manuais, planos, projetos, marcas, bem como métodos de direção e de administração, procedimentos técnicos, métodos eprocessos de operação, conhecimentos técnicos normalmente requeridos para montar e operar instalações produtivas e o próprio conhecimento para selecionar e escolher tecnologias variadas, estudo de análise econômica, financeira, mercadológica etc. A tecnologia pode ser física e concreta ou pode ser conceitual e abstrata.
1. Tecnologia física e concreta: a tecnologia pode envolver aspectosfísicos e concretos(hardware) – como, por exemplo, máquinas, equipamentos, instalações, circuitos.
2. Tecnologia conceitual e abstrata: a tecnologia pode envolver aspectos conceituais e abstratos (software) – como politicas, diretrizes, processos, procedimentos, regras e regulamentos, rotinas, planos, programas e métodos de trabalho. Muitas vezes, recebe o nome de know-how.
Por outro lado, existemtecnologias de capital intensivo e de mão-de-obra intensiva.
1. Tecnologia de capital intensivo: baseia-se na utilização intensiva de máquinas e equipamentos com forte ênfase na mecanização e automação.
2. Tecnologia de mão-de-obra intensiva: baseia-se na utilização intensiva de pessoas com habilidades manuais ou físicas e com forte ênfase na manufatura.
A tecnologia pode estar ou nãoincorporada a benefícios físicos.
1. Tecnologia incorporada: está contida em bens de capital, matérias-primas básicas, matérias-primas intermediarias, componentes, entre outros. Então, por exemplo, uma placa de metal é constituída pelo metal mais a tecnologia que tornou possível sua fabricação e está incorporada no equipamento industrial. Nesse sentido, a tecnologia corresponde ao conceito dehardware. Os automóveis contêm substancial quantidade de tecnologia incorporada ou agregada, bem como telefones celulares e todos os aparelhos eletrônicos.
2. Tecnologia não-incorporada: encontra-se na cabeça das pessoa – como técnicos, peritos, especialistas, engenheiros, pesquisadores – sob forma de conhecimentos intelectuais ou operacionais, competências, habilidades mentais ou manuais...
tracking img