Trabalho de teorias

Páginas: 7 (1597 palavras) Publicado: 30 de abril de 2013
Estudando a teoria educacional brasileira o professor Libâneo analisa alguns modelos educacionais e identifica algumas raízes desses modelos que formam a prática pedagógica em nosso país.
Partindo do modelo da escola tradicional e passando pelo da escola nova e pelas pedagogias Libertária e Libertadora, autor vai mostrando os fundamentos da Educação à luz das diferentes propostasdidático-pedagógicas, permitindo que leitor-educador conheça os modelos de ensino-aprendizagem, de aluno, de professor, de interação em que se apóia.
O objetivo de Libâneo é encontrar o modelo adequado a uma escola brasileira, com crianças brasileiras, pois os modelos utilizados em nosso país são baseados na cultura de outros povos, geralmente, mais desenvolvidos social e economicamente.
O conhecimento desteconteúdo, instrumentaliza o educador, norteando o seu trabalho e agora, com certos indicadores, pode identificar qualquer falha possível que venha ocorrer no curso desta prática.
A democratização da escola, portanto deve ser:
1-Ampliação das oportunidades educacionais
2-Difusão dos conhecimentos
3-Reelaboração crítica desses conhecimentos
4-Conhecimento científico para as camadas populares5-Conhecimento científico visando melhoria de vida para essas camadas, quando esses forem motivos de resposta a anseios e aspirações imediatas.
6- Inserção do indivíduo num projeto coletivo de mudança da sociedade.
Tendências pedagógicas na prática escolar
Boa parte dos professores baseia sua prática pedagógica em prescrições que viram senso-comum, aquelas mesmas incorporadas ao longo da vidaestudantil ou pela transmissão informal dos mais velhos.
Saviani, num artigo (1981), descreve sobre uma confusão que os professores vivenciam nesta época. Caracterizando a pedagogia tradicional e a pedagogia nova, indica o aparecimento da tendência tecnicista e das teorias crítico-reprodutivas, todas incidindo sobre o professor. "Os professores têm na cabeça o movimento e os princípios da escola nova.A realidade, porém, não oferece aos professores condições para instaurar a escola nova, porque a realidade em que atuam é tradicional. (...) o professor se vê pela pedagogia oficial que prega a racionalidade e a produtividade do sistema e do seu trabalho, isto é: ênfase nos meios (tecnicismo). (...) E não aceita a linha crítica porque não quer receber a denominação de agente repressor".
Astendências pedagógicas foram classificadas em liberais e progressistas, a saber:
A - Pedagogia Liberal
1- tradicional
2- renovada progressista
3- renovada não-diretiva
4- tecnicista

B - Pedagogia progressista
1- libertadora
2- libertária
3- crítico-social dos conteúdos

Pedagogia Liberal

O termo liberal não tem o sentido de "avançado", "democrático", "aberto", como costuma ser usado. Adoutrina liberal apareceu como justificação do sistema capitalista que ao defender a predominância da liberdade e dos interesses individuais na sociedade, estabeleceu uma forma de organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção, também denominada sociedade de classes. A pedagogia liberal é uma manifestação própria desse tipo de sociedade.
A educação brasileira tem sidomarcada nos últimos cinqüenta anos pelas tendências liberais, nas suas formas ora conservadora, ora renovada. Tais tendências se manifestam, concretamente, nas práticas escolares e no ideário pedagógico de muitos professores, ainda que estes não se dêem conta disso.
A pedagogia liberal sustenta a idéia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, deacordo com as aptidões individuais, para isso os indivíduos precisam aprender adaptar-se aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes, através do desenvolvimento da cultura individual. A ênfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenças de classes, pois embora difunda a idéia de igualdade de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições. Historicamente, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de teoria
  • Teoria do trabalho
  • trabalho teoria
  • trabalho de teorias
  • trabalho de teoria
  • trabalho teorias
  • Teoria do trabalho
  • Trabalho De Teoria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!