Trabalho de sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Processos Sociais

Introdução

Dentro da Sociologia teremos os Processos Sociais existentes na sociedade, percebemos que eles atuam na vida dos indivíduos de maneiras simples ou complexas, porémem outros momentos serão transparentes e em outros discretos.
Os Processos Sociais podem se classificar em Associativos e Dissociativos, e estes possuem algumas subdivisões.
Teremos a nossafrente às definições e exemplos destes Processos e percebemos a importância destes processos em nosso dia-a-dia.


Processos Sociais

Definição: São as diversas maneiras pelas quais os indivíduos eos grupos se relacionam uns com os outros, e as formas de se relacionarem e estabelecerem as relações sociais. Processo social indica interação social, movimento, mudança.

Se partirmos dopressuposto de que cada indivíduo é singular, ou seja, cada um possui suas próprias crenças, valores e ideologias em relação a tudo ao seu redor, então os tipos de processos sociais estabelecidos entre aspessoas irão depender de cada um. Qualquer mudança proveniente dos contatos sociais entre os membros de uma sociedade constitui, portanto, um processo social.

Os processos sociais estão presentes emtoda a sociedade, por exemplo:
• Quando um grupo de pessoas se organiza para limpar uma casa;
• Quando uma pessoa assimila, mesmo que inconscientemente, a forma de falar de outra;
• Quando um paísentre em guerra com outro; etc.

Classificações:

Processos Associativos:
Quando os indivíduos estabelecem relações positivas, de cooperação, convivência e consenso no grupo é chamado de processosassociativos. A supremacia da idéia de semelhança, elimina uma maior distância social entre os pólos interagentes, que necessitam de uma menor energia para o deslocamento do que desejam expressarentre si. O que, constitui a garantia de uma maior probabilidade de equilíbrio do sistema social. É preciso alertar que "a semelhança preponderante, que explica o equilíbrio social, não é, porém...
tracking img