Trabalho de sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-Você poderia definir o que é estado?
O Código Civil define o Estado Brasileiro como "a pessoa jurídica de direito público interno, visando regular os interesses estatais e sociais" (artigo 41, I).
2-Poderia dizer quais são os poderes d oestado e defini-los?
Elementos
A lei define como elementos do Estado Brasileiro:
* O Povo
* O Território Nacional
* O Governo Soberano
Ela nãofaz distinção entre o "Estado" e o "País". Na prática, porém, o Estado Brasileiro se refere ao Governo Soberano, ou seja, ao Estado em si (pessoa jurídica de direito público). O País (que inclui Estado, Povo e Território) é mais amplo do que apenas o Estado.
Estrutura:
A hierarquia dentro de cada um dos poderes obedece à seguinte ordem (decrescente) de autoridade:
Poderes Públicos > ÓrgãosIndependentes > Órgãos Autônomos > Órgãos Superiores > Órgãos Subalternos
Órgãos Independentes:
São os órgãos que representam os poderes do Estado (ou seja, Executivo, Legislativo e Judiciário). São eles:
* Poder Executivo: Presidência da República, Distrito Federal, Governos Estaduais e Prefeituras.
* Poder Legislativo: Congresso Nacional, Câmara dos Deputados do Brasil, SenadoFederal, Assembleias Legislativas Estaduais e Câmaras de Vereadores.
* Poder Judiciário: Supremo Tribunal Federal, Conselho Nacional de Justiça, Superior Tribunal de Justiça, Superior Tribunal Militar, Tribunal Superior Eleitoral, Tribunal Superior do Trabalho, Tribunais Regionais Federais e Tribunais do Júri.
3-Você sabe como os países são governados?
Os paises são governados atraves de umrepresentante (Presidente) eleito na maioria das vezes pela população. Este tem o direito e o poder de realizar seus propositos, o que devem ser para um bem da humanidade.
4- Saberia responder qual é:

A – A forma do governo do Brasil?
De acordo com a Constituição de 1988, o Brasil é uma república federativa presidencialista. A forma de Estado foi inspirada no modelo estadunidense, noentanto, o sistema legal brasileiro segue a tradição romano-germânica do Direito Positivo. O federalismo no Brasil é mais centralizado do que o federalismo estadunidense; os estados brasileiros tem menos autonomia do que os estados norte-americanos, especialmente quanto a criação de leis. Os poderes são divididos em Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário, totalmente independentes e comigual peso político.
B- O regime politico do Brasil?
Regime democrático, respeitando-se a liberdade e a vontade popular consagrados na constituição federal com a divisão dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário exercidos harmonica e independentemente.
C-O sistema do governo do Brasil?
O sistema de governo usado pelo Brasil é o presidencialismo, onde, como o próprio nome diz, o nível depoder mais alto é o do presidente, seguido pelo vice-presidente, ministros, senadores, deputados federais, governadores, deputados estaduais, prefeitos e vereadores. O presidencialismo é considerado um dos mais modernos regimes de governo onde a democracia (direito de todo cidadão participar, criticar e dar sugestões) é amplamente divulgada. Para saber mais detalhes sobre o sistema de governobrasileiro, basta você visitar os links ao lado para encontrar muito mais informações relacionadas à esse assunto.

5-Como funcionam as eleições no Brasil?
Eleições, no Brasil, funcionam muito bem, em todos os níveis: Federal (Presidente), Estadual (Governador) e Municipal (Prefeito), devendo ser esclarecido que o nosso sistema eletrônico é o mais moderno e de menor margem de erro. Temos eleições acada quatro anos para Presidente e Governadores, defasados de dois anos para Prefeitos.
Processo Eleitoral:
-1º- VOTO NO CANDIDATO:
-A- Candidato para qualquer dos cargos citados, que obtiver 50% (cinqüenta por cento) dos votos, mais um voto, é eleito no 1º turno, não havendo outra eleição para aquele cargo.
-B- Caso nenhum dos candidatos obtenha a maioria absoluta dos votos, haverá um...
tracking img