Trabalho de Semi tica Baraka

611 palavras 3 páginas
Faculdades ICESP/Promove de Brasília
Nome: Raiane Gonçalves Oliveira
Disciplina: Semiótica
Professor: Luiz Reis

Análise Semiótica do documentário “Baraka” (EUA, 1992)

O documentário Baraka (1992) traz uma reflexão sobre o mundo e diversas situações da vivência da humanidade, desde as religiões, a construção da sociedade, a natureza, os animais, as raças, o trabalho, as doenças, as culturas, entre outras questões, de forma silenciosa, apenas com imagens e sons ambientes.
Através de filmagens produzidas em 24 países, o longa-metragem mostra as diversas formas de espiritualidade no mundo, como o budismo, o cristianismo, o islamismo e o judaísmo, de culturas, como as danças em tribos africanas e indígenas, e de comportamentos.
Ele apresenta, ainda, as mais variadas manifestações da natureza, com cenas da água, o ar e o fogo. Além disso, há comparações entre a rotina dos seres humanos e as suas invenções, sobre o quanto eles tornam a se parecer com as próprias máquinas, de sua própria criação.
Em outras cenas, o documentário mostra a miséria, a fome, com pessoas morando nas ruas e catando lixo. A destruição da natureza também é relatada na filmagem, que mostra o prejuízo de forma semelhante em todos os países.
Como um todo, o filme tenta transmitir a essência de todos os tipos de vida na Terra, com críticas ao modo como vivem os seres humanos e à forma como tratam com desrespeito as vidas com inteligência inferior a deles, como as plantas e os animais.
Fazendo uma análise semiótica acerca do documentário, muitas cenas trazem consigo signos que servem para ajudar na crítica do autor às questões levantadas no filme. Em uma das cenas que se passa no Brasil, por exemplo, na Mata Atlântica, uma serra elétrica corta uma árvore de grande altura. A serra, ao mesmo tempo que é um ícone, ao cortar a árvore, se torna um símbolo, que remete à ideia de destruição. Neste caso, a cena mostra a terceiridade.
Em outro momento, o filme critica a rotina dos japoneses, com toda a sua

Relacionados

  • GILROY Paul O Atl Ntico Negro
    131339 palavras | 526 páginas
  • BURKE P
    150756 palavras | 604 páginas