Trabalho de rial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Vemos a construção de um verdadeiro mosaico Latino-Americano quando encontramos incorporados na nossa cultura legados típicos da relação entre colônia e metrópole, no tocante às questões econômicas.Práticas comerciais como a importação de bens de capital e a agro exportação foram e ainda são realizadas em países da América Latina, a exemplo do Brasil e o sucesso do “ciclo da soja”, bem comoCuba, com o comércio do tabaco e derivados do açúcar.
A industrialização tardia da região conferiu aos países do continente americano – salvo as já conhecidas exceções - um caráter dependente emrelação, principalmente, aos Estados Unidos. Após a crise de 29, o setor de exportações sofre um colapso e os países latinos se beneficiam deste momento, uma vez que não dispunham recursos para importarprodutos industrializados, passando a produzi-los e a investir na implantação de indústrias.
Após a eclosão da II Guerra Mundial, o mercado interno cresce em virtude da pequena concorrência com produtosestrangeiros, uma vez que estes de tornaram demasiadamente custosos, e aumenta também a parcela da população economicamente ativa ocupando o setor terciário, uma vez que as fábricas começam a produzirmateriais bélicos em larga escala.
Ocupamos uma posição de “periferia” dentro do cenário mundial a partir do pós Guerras, uma vez que havia todo um ambiente propício à instalação de empresas quedemandam pouco capital para sua instalação e operação, as quais se valiam de mão-de-obra abundante e um crescente mercado consumidor. Por volta do final da década de 40, a fase de industrialização voltadapara o mercado interno entra em declínio e os países latino-americanos voltam este setor para as áreas siderúrgicas, de ferro, petroquímicas etc, o que não foi totalmente vantajoso, tendo em vista adependência externa das maquinarias pesadas. Frente ao papel secundário na economia mundial, os países da América Latina veem na integração comercial um horizonte possível, que traria benefícios e...
tracking img