Trabalho de resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2094 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Goiânia 01/03/12
Do:
Di:

Exercícios capitulo 07

1. Segmentar o seguinte texto de Ingedore Grunfeld Villaça Koch e Luiz Carlos Travaglia(1989, p. 11 – 14):
Antes de mais nada, é preciso observar que nenhum dos conceitos encontrados na literatura é capaz de conter em si todos os aspectos que consideramos como definidores da coerência. Vamos, por isso, elencar, de forma sumária, ostraços que têm sido mais comumente apontados.
A coerência teria a ver com a “boa formação” do texto, mas num sentido que não tem nada a ver com qualquer ideia assemelhada à noção de gramaticalidade usada no nível de frase, sendo mais ligada, talvez, a coerência é algo que se estabelece na interação, na interlocução, numa situação comunicativa entre dois usuários. Ela é o que faz como que otexto faça sentido para os usuários, devendo ser vista, pois, como um principio de interpretabilidade do texto. Assim, ela não pode ser vista também como ligada à inteligibilidade do texto numa situação de comunicação e à capacidade que o receptor do texto (que o interpreta para compreendê-lo) tem para calcular o seu sentido. A coerência seria a possibilidade de estabelecer, no texto, algumaforma de unidade ou relação. Essa unidade é sempre apresentada como uma unidade de sentido no texto, o que caracteriza a coerência como global, isto é, referente ao texto como um todo.
A coerência é vista também como uma continuidade de sentidos perceptível no texto, resultando numa conexão conceitual cognitiva entre elementos no texto. Essa conexão não é apenas de tipo lógico e depende defatores socioculturais diversos, devendo ser vista não só como o resultado de processos cognitivos, operantes entre os usuários, mas também de fatores interpessoais como as formas de influência do falante na situação de fala, as intenções comunicativas dos interlocutores, enfim, tudo o que ser possa ligar a uma dimensão pragmática da coerência. Os processos cognitivos caracterizam a coerência àmedida que possibilitam criar um mundo textual em face do conhecimento de mundo registrado na memória, o que levaria à compreensão do texto.
Como se percebe, a coerência é, ao mesmo tempo, semântica e pragmática; mas, para alguns, embora esses caracteres predominem, a coerência tem também uma dimensão sintática (gramatical, linguística) que discutiremos mais adiante. Contudo, não se devededuzir daí que a coerência tenha a ver com a superfície linguística do texto: todos os estudos procuram demonstra que a coerência é profunda, subjacente à superfície textual, não linear, não marcada explicitamente na estrutura de superfície. Além disso, é global e hierarquizadora dos elementos do texto (os sentidos desses elementos se subordinam ao sentido global unitário, os atos de fala que realizamse subordinam ao macroato de fala que o texto como um todo representa).
Por tudo isso é que se pode dizer que a coerência é, basicamente, um princípio de interpretabilidade e compreensão do texto caracterizado por tudo de que o processo ai implicado possa depender. Como veremos, a coerência tem a ver também com a produção do texto à medida que quem o faz quer que seja entendido por seuinterlocutor, conforme se supõe pelo princípio de cooperação.
O estudo da coerência poderia ser visto como uma teoria do sentido do texto (seja ele uma frase ou um libro todo, não importa a dimensão), dentro de um ponto de vista de que o usuário da língua tem competência textual e/ou comunicativa e que a língua só funciona na comunicação, na interlocução, com todos os seus componentes(sintáticos, semânticos, pragmáticos, socioculturais, etc.). Estamos entendendo sentido como a atualização seletiva no texto de significados virtuais das expressões linguísticas.
Paralelamente ao conceito de coerência, formando com ele uma espécie de par opositivo/distintivo, encontramos nos estudos textuais o conceito de coesão. Ao contrário da coerência, a coesão é explicitamente relevada...
tracking img