Trabalho De Reologia FQ III

1490 palavras 6 páginas
URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 708 de 19/05/92 - D.O.U. de 21/05/92
Mantida pela Fundação Regional Integrada – FuRI
URI – Campus de Frederico Westphalen

Curso de Química Industrial
Disciplina: Físico-Química III

Aluna: Eduarda Rosa Bandeira

QUESTIONÁRIO:

1. Defina Reologia?

" A reologia é o estudo da deformação e fluxo dos materiais" E.C. Bingham (1929).
A Reologia descreve a deformação de um corpo sob a influência de uma tensão. Os corpos em questão podem ser sólidos, líquidos ou gasosos. Os sólidos ideais deformam-se elasticamente. A deformação é prontamente recuperada quando da retirada da tensão. A energia para esta recuperação é a energia acumulada durante a deformação. Este comportamento é chamado de elástico. Os fluidos ideais como muitos líquidos e gases deformam-se irreversivelmente, provocando o fluxo. A energia de deformação é dissipada no fluido na forma de calor e não pode ser recuperada com a retirada da tensão. Este comportamento é o viscoso.

2. Defina viscosidade?

Viscosidade é a medida da resistência interna de um fluido (gás ou líquido) ao fluxo, ou seja, é a resistência oferecida pelo líquido quando uma camada se move em relação a uma camada subjacente. Quanto maior a viscosidade, maior é a resistência ao movimento e menor é sua capacidade de escoar (fluir). Assim, um líquido como o melado, que resiste grandemente ao movimento, possui elevada viscosidade, ao contrário da água, na qual a viscosidade é muito menor, o que torna menor a sua resistência ao movimento.
Resumindo, a viscosidade de um fluido é a propriedade que determina o valor de sua resistência ao cisalhamento. É a propriedade principal de um lubrificante, pois está diretamente relacionada com a capacidade de suportar cargas. Quanto mais viscoso for o óleo, maior será a carga suportada.

3. O que é um reograma?

Reograma é o nome que se dá a registros gráficos que representam deformações de

Relacionados

  • Emulsões Asfálticas
    36576 palavras | 147 páginas
  • Manual metso
    71430 palavras | 286 páginas
  • 22222
    405343 palavras | 1622 páginas