Trabalho de quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2901 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Lipídios


Definição

De um modo bastante amplo, o termo lipídios engloba todas as substâncias gordurosas existentes nos reino vegetal e também no reino animal. Alguns exemplos bastante comuns são os óleos e as gorduras vegetais e animais, que tem grande importância na alimentação e na constituição das células vivas. Elas definem um conjunto de substâncias químicas que, ao contrário dasoutras classes de compostos orgânicos, não são caracterizadas por algum grupo funcional comum, e sim pela sua alta solubilidade em solventes orgânicos (éter, clorofórmio, benzina, álcool, acetona, etc.) e baixa solubilidade em água. São substâncias untuosas ao tato e deixam mancha translúcida sobre o papel, além disso, possuem densidade menor que a da água. Fazem parte de um grupo conhecido comobiomoléculas e são compostos por carbono, hidrogênio e oxigênio. Os lipídios se encontram distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e nas células de gordura.

Classificação

Os lipídios são classificados em: lipídios simples (ácidos graxos, gorduras neutras ou triacilgliceróis e ceras), lipídios complexos (fosfolipídios, glicolipidios, esteróis e lipoproteína). Oslipídios simples são ésteres de ácidos graxos com os mais variados álcoois. Nos lipídios simples, o álcool mais frequente é a glicerina (tri álcool) responsável pela formação de óleos e gorduras vegetais e animais. As ceras por sua vez são formadas por ésteres dos ácidos graxos com álcoois de cadeias longas. Os lipídios complexos em geral não são ésteres, mas moléculas grandes frequentementecíclicas contendo nitrogênio, fósforo, etc. São compostos de grande importância biológica, pois constituem os hormônios, os componentes das células nervosas e cerebrais etc. Na formação de um lipídio composto, além dos ácidos graxos e do álcool, participa uma substância adicional, como o fósforo no caso, por exemplo, dos fosfolipídios.

Ácidos Graxos

Os ácidos graxos podem ser classificados comosaturados ou insaturados, dependendo da ausência ou presença de ligações duplas carbono-carbono. Os insaturados (que contém tais ligações) são facilmente convertidos em saturados através da hidrogenação catalítica (este processo é chamado de redução). A presença de insaturação nas cadeias de ácido carboxílico dificulta a interação intermolecular, fazendo com que, em geral, estes se apresentem àtemperatura ambiente, no estado líquido; já os saturados, com uma maior facilidade de empacotamento intermolecular, são sólidos. A margarina, por exemplo, é obtida através da hidrogenação de um líquido - o óleo de soja ou de milho, que é rico em ácidos graxos insaturados.




Os ácidos graxos (AG) são compostos integrantes de quase todos os lipídios. Alguns são sintetizadospelo organismo e aqueles que não podem ser sintetizados pelo organismo, portanto obrigatórios na alimentação, são denominados AG essenciais. A ingestão excessiva de lipídios, contudo, tem sido relacionada às doenças coronarianas.
Há os ácidos graxos benéficos, que são os monoinsaturados (ômega 9) e os poli-insaturados (ômega 3 e 6); e os ácidos graxos prejudiciais (gordura trans e ácidos graxossaturados).




Triacilgliceróis ou Triglicerídeos


Os triacilgliceróis são lipídeos formados pela ligação de 3 moléculas de ácidos graxos com o glicerol, um tri álcool de 3 carbonos, através de ligações do tipo éster.

São também chamados de "Gorduras Neutras”, ou triglicerídeas.
Os TAGs podem ser chamados de gorduras ou óleos, dependendo do estado físicona temperatura ambiente: se forem sólidos são gorduras, e líquidos são óleos.
No organismo tanto os óleos como as gorduras podem ser hidrolisados pelo auxílio de enzimas específicas, as lipases, que permitem a digestão destas substancias.

Os ácidos graxos que participam da estrutura de um triacilglicerol são geralmente diferentes entre si.

A principal função dos...
tracking img