trabalho de quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6498 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de julho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O licopeno, pigmento lipossolúvel de coloração avermelhada, está dentre os mais de 600 carotenóides existentes e atualmente tem atraído bastante interesse devido a algumas propriedades farmacológicas relacionadas à saúde humana. Definido quimicamente por uma estrutura acíclica com 40 átomos de carbono, o licopeno possui 11 duplas ligações conjugadas e 2 duplas ligações não conjugadas comconformação linear em all-trans, sendo muito eficiente no seqüestro de oxigênio singlete e radicais de peroxil tendo com isso poderosa ação antioxidante. O licopeno está presente em altos níveis no plasma e tecidos humanos com grande variação na sua distribuição, podendo ser encontrado no fígado, pulmão, mama, próstata e pele. A função antioxidante do licopeno é associada aos efeitos das dietas ricas emalimentos fontes (tomate, goiaba vermelha, melancia, mamão e pitanga) na contribuição da redução dos riscos da ocorrência de câncer de próstata e mama, além de estudos na atuação contra o câncer de esôfago, gástrico, pulmão e benefícios para câncer de pâncreas, cólon, reto, cavidade oral e cervical. Além disso, são relatados casos em que o consumo de licopeno está sendo inversamente associado aorisco de infarto do miocárdio e outras doenças cardiovasculares. Vários fatores podem interferir na biodisponibilidade do licopeno, dentre eles a quantidade de licopeno no alimento fonte, absorção intestinal, formas de apresentação, presença da matriz alimentar, presença de outros nutrientes na refeição, ingestão de drogas, processamento do alimento, além da individualidade biológica e do estadonutricional do indivíduo. O licopeno encontra-se em maior quantidade na casca dos alimentos, aumentando consideravelmente durante o seu amadurecimento. A quantidade de licopeno em produtos processados depende da composição do alimento, da origem e das condições de processamento.
Licopeno
Licopeno é uma substância carotenóide que dá a cor avermelhada ao tomate, melancia, goiaba, entre outrosalimentos. É um antioxidante que, quando absorvido pelo organismo, ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres.
Os radicais livres são produzidos durante funções normais do corpo humano, como respiração e atividade física. Também são formados como resultado do hábito de fumar, superexposição ao sol, poluição do ar e estresse. São altamente reativos e, se nãocontrolados, podem danificar as moléculas importantes das células saudáveis do corpo humano. Isso pode contribuir para o desenvolvimento de várias doenças, como câncer e doenças cardiovasculares.
Assim como o betacaroteno, o licopeno é transportado no sangue humano por meio de lipoproteínas, principalmente a LDL. A principal função da LDL é fornecer colesterol para as células do corpo e, ao fazer isso,também fornece licopeno e betacaroteno. Os maiores níveis de licopeno e betacaroteno são encontrados no fígado (principal local de armazenamento). No tecido adiposo, a taxa de carotenóides é muito baixa. No entanto, devido à quantidade total de tecido adiposo no organismo, também pode ser um importante local de armazenamento.
A melhor fonte de licopeno é o tomate. É um alimento pouco calórico, comseus efeitos antioxidantes, fonte de fibras e bem utilizado na culinária pela sua cor, melhorando a aparência dos pratos. O tomate é matéria prima que pode entrar em diversas refeições. Quanto maior a concentração de tomate em uma receita, maior o teor de licopeno e os benefícios por ele proporcionados. Este possui maior aproveitamento quando combinado a uma pequena quantidade de gordura,preferencialmente do tipo monoinsaturada.
Encontra-se presente em alimentos como o tomate (média de 3,31 mg em 100 g) e o mamão (média de 3,39 mg em 100 r). A absorção do licopeno é maior quando o alimento em questão é cozido, pois o rompimento das paredes celulares facilita o contato deste com a mucosa intestinal. O licopeno da melancia e do mamão é muito biodisponível (em torno de 60%), enquanto o do...
tracking img