110876690256

1397 palavras 6 páginas
Disciplina: História e Educação I
Prof: Janete Flor de Maio Fonseca
Período: 1º
Pólo: Araguari
Tutor Presencial: Fabiana Scalon Sivieri e Ronaldo Rodrigues
Tutor à distância: Daniele Monica Lima

Alunos: Deile Rosa de Almeida - 13.1.9599 Georgeane Souza Braga - 13.1.9616 Joice Ferreira - 13.1.9585 Rosa Maria Silva Souza - 13.1. 9615

Data: 28/07/2013
O movimento escolanovista

A educação enquanto reflexo social suscitou ao longo da história diversas discussões e reformulações na tentativa de atender aos desejos de conhecimento da sociedade de sua época. Nessa linha de raciocínio tivemos várias manifestações, como por exemplo, o Movimento da Escola Nova em 1932.
Este movimento também conhecido como “Movimento Escolanovista” surgiu com a necessidade de se reestruturar o modelo educacional vigente, seus idealistas acreditavam que a o ensino devia acontecer pela experiência, de modo, que os alunos vivenciam de fato o conhecimento que adquiriam. Com o avanço dos estudos psicológicos, biológicos e sociais ficou evidente que o aprender exigia adaptações individuais aos grupos que era ofertado, levando-se assim agora, em consideração o conhecimento de mundo e aptidão dos educandos.
O movimento escolanovista foi caracterizado no Brasil pela ruptura evidente dos modelos jesuítas de ensino que ainda dominavam o Brasil, na primeira metade do século XX.
Essas ideias foram introduzidas em 1882 por Joaquim Rui Barbosa que influenciando a elite brasileira em ascensão questionou de forma veemente a formação dada aos jovens burgueses e sua aplicação real ao uso prático.
O cenário histórico desse movimento foi propício à sua ocorrência, as pessoas já sentiam necessidade de uma formação completa do individuo que acompanhasse toda aquela futura mudança social.
Já haviam acontecidas significativas mudanças no Brasil, principalmente: a Guerra do Paraguai, a abolição da escravatura, que de certa foram reestruturando o

Relacionados