Trabalho de qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário



1. Sumário Executivo 2


2. Apresentação da empresa 3

1. Balanço Patrimonial e DREs 5

3. Gestão da qualidade na empresa 6


4. Qualidade nos níveis Estratégico e Tático 8

2. Planejamento da qualidade na empresa 8
3. Divulgação 9

5. Área da Qualidade 9

4. Organograma 9
5. Principais responsabilidades 10
6. Indicadores de qualidade e como podem ser melhorados11
7. Principais dificuldades 11

6. Planejamento e controle da qualidade na empresa 12

8. Mensuração 12
9. Descrição dos processos de qualidade na empresa 12
10. Política Preventiva e Reativa 13
11. Ferramentas Utilizadas 13
12. Benefícios da Utilização de Ferramentas 14
13. Dificuldades da Utilização de Ferramentas 14
14. Custos de Qualidade e de Não-qualidade; 14

7. Certificaçõesem Qualidade 14


8. Melhoria continua da Qualidade 14


9. Prêmio Nacional da Qualidade 15


10. Fechamento do Diagnóstico 15


11. Conclusão 15


Bibliografia 16


Anexo I 17























Sumário Executivo


O estudo realizado com a empresa Telcon procura resaltar a importância da aplicação da Gestão da Qualidade nas organizaçõespara se obter sucesso e diferenciação no mercado atual.

A empresa sempre esteve preocupada com a qualidade de seus produtos para poder satisfazer seus clientes, porem foi com a crescente exigência do mercado de Telecomunicação que ela resolveu adotar métodos de Gestão de qualidade.

Sua aplicação foi possível por causa do envolvimento da alta direção com o projeto, que logoperceberam as vantagens da utilização deste tipo de gestão. É ela a responsável pela definição da Política de Qualidade, dos objetivos da Qualidade e do Sistema de Gestão da Qualidade (S.G.Q) visando a melhoria continua e a satisfação do cliente. Já o planejamento tático e operacional como a criação de indicadores para estabelecer a qualidade definida nos objetivos é responsabilidade de cada áreaespecifica.

As principais ferramentas adotadas pela Telcon para se atingir a qualidade foram: o Ciclo PDCA, Ishikawa (Espinha de Peixe), Braimstorming, Gráfico de Pareto e CEP (Controle Estatístico de Processo).

O estudo abordará as principais dificuldades que a empresa teve para implantar a gestão, como é feita a divulgação das metas de qualidades, as principais dificuldades encontradaspara implementar a Gestão e as ferramentas de qualidade e finaliza abordando os benefícios que a empresa obteve com a implantação como a redução de sucata, diminuição de não conformidades e a diminuição de reclamação de clientes.

.



Apresentação da empresa

A Telcon é atualmente, uma das principais empresas no mercado de infraestrutura para telecomunicações, TV a cabo eredes de dados da América Latina. Iniciou suas atividades em 1987, fabricando fios e cabos em cobre para as redes telefônicas. Alguns anos depois, partiu para um novo desafio introduzindo a linha de cabos ópticos em sua produção. 

No ano 2000, a Telcon constituiu uma Joint-Venture com a Draka, grupo holandês e um dos maiores e mais importantes fabricantes mundiais de cabos para todos ossegmentos de telecomunicações, energia e petróleo. 

Com o sucesso na conquista de expressiva fatia do mercado nacional de cabos ópticos, foi constituída uma nova empresa, a Draktel com a missão de fabricar localmente todas as fibras ópticas utilizadas pela TELCON.

A Draktel foi inaugurada em 2002, utilizando-se a tecnologia de fabricação de fibras ópticas da Draka. Esta tecnologia,denominada PCVD (Plasma Chemical Vapour Deposition), constitui um dos processos de fabricação mais eficazes e flexíveis existente atualmente. Com a fabricação nacional das fibras ópticas monomodo e multimodo, os clientes nacionais passaram a ser beneficiados com a redução de impostos por conta do PPB - Processo Produtivo Básico e os clientes dos demais países do Mercosul com os benefícios do...
tracking img