Trabalho de portugues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ETEC GETÚLIO VARGAS
1º Ano L do Ensino Médio

Jean Rafael Bueno Silva, Nº 19

A Cartomante: Elementos da Narrativa

São Paulo
2012

- Enredo
A Cartomante trata de um triângulo amorosoformado por Rita, Camilo e Vilela. Camilo e Rita são amantes. Rita, em dúvida quanto aos sentimentos do amante, decide consultar uma cartomante que lhe diz que não temesse, porque era verdadeiramenteamada. Camilo, que não acreditava nessas coisas, diz à sua amante que seu amor era genuíno, mas que não freqüentasse mais a tal cartomante, pois se o Vilela soubesse que andava freqüentando taislugares, poderia começar a desconfiar de algo. Camilo e Vilela eram amigos de infância – que se reencontram, tempos depois, na capital federal. Camilo era advogado e aquele “preferiu não ser nada, até quea mãe lhe arranjou um emprego público”. Vilela, o magistrado, era casado com “uma dama formosa e tonta”.
Começam, então, a viver as delícias do amor até que Camilo começa a receber cartas anônimase a rarear as visitas à casa do amigo Vilela, que começa a se mostrar desconfiado...
- Características do Personagens
O narrador nos apresenta Camilo como um moço ingênuo, que não acreditava emnada, sem experiência, nem intuição, e Rita como uma mulher mais experiente, capaz de fazer o rapaz se ouriçar até mesmo com um cartão de aniversário. Rita tinha 30 anos, era graciosa, ingênua e eramuito romântica, apaixonada. Vilela tinha 29 anos, tinha um porte grave, sério e era corno. A cartomante era uma italiana velha e gorda com unhas descuradas, que enganava à todos.
- Tempo
Écontado em tempo cronológico, mesmo que não seja na ordem dos fatos, tem flashbacks.
- Espaço
É contado em algum lugar do Botafogo (Rio de Janeiro), em Novembro de 1869, com remetências aopassado, com flashbacks.
- Foco Narrativo
É contado em 3ª pessoa, com o narrador fazendo observações e colocando trechos de outros textos como Hamlet, com mensagens filosóficas no meio do texto.
-...
tracking img