Trabalho de Portuges

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividades unidade Dois.
Questão Um:
O texto trata do da complexbilidade linguística utilizada no julgamento do mensalão, o autor comprara um discurso de umex-presidente, no qual com apenas algumas palavras ele consegue transmitir muito, este discurso do ponto de vista do autor é considerado o ideal. Diferentemente dos discursosdos ministros do supremo tribunal federal, no qual ele mesmo diz; que falar muito às vezes não significa dizer muito.
O autor argumenta que ao abusar de certa verbosidadeos ministros, acabam por assim dizer causando certa morosidade ao julgamento, ele defende com seu ponto de vista que com uma linguagem “mais simples”, este e outrosprocessos, poderiam transcorrer com mais rapidez.
O autor utiliza até mesmo um dos ministros como exemplo, pois este abusa desta estratégia, a fim de deixar o julgamentosem um sentido correto.
Ao contrario do discurso do ex-presidente americano Abraham Lincoln, que com apenas, pouco mais de dois minutos consegue passar para as pessoaso seu ponto de vista, os ministros do supremo, abusão de uma linguagem que segundo o autor, fala-se muito e nada se resolve.

Questão Dois:
O texto trata diretamentesobre o emprego das linguagens, no caso especifico do texto o conhecimento necessário para o compreendimento é: o conhecimento linguístico e conhecimento textual, máspara chegar a este conhecimento o leitor tem possuir o conhecimento de mundo, pois só assim saberá o que o texto fala.
Pelo o que eu compreendi no material teórico, háuma grande diferença entre as linguagens e o seu emprego tem que ser bem observado para que na leitura, o leitor possa entender os textos e saber diferencia-los.