Trabalho de portfolio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]





















































fundamentos em administração iii :



































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8




INTRODUÇÃO

No referido trabalho será realizada uma pesquisa de campo através de entrevista com técnica de questionário fechado e com abordagens qualitativas e quantitativascom o empresário Edilson Rosa, sócio proprietário da VGM serviços internacionais que atua no ramo de representações e desembaraço aduaneiro na cidade de Uruguaiana-RS, visando conhecer aspectos inerentes a sua empresa bem como seu ramo de atuação tendo por objetivo desenvolvimento dos conhecimentos acadêmicos adquiridos no 3° semestre do curso de administração de Empresas, nas disciplinas deMetodologia da Pesquisa Cientifica Estatística, Direito Empresarial e Trabalhista, Psicologia Organizacional e Contabilidade de Custos.
Portanto o contraponto entre a as respostas encontradas nos questionamentos e o conhecimento teórico desenvolvido por estas disciplinas se fazem necessários para a aproximação do acadêmico à realidade corporativa, servindo de baliza para suas futuras açõesde gestor.





DESENVOLVIMENTO

O conteúdo deste trabalho acadêmico surge a partir de entrevista que realizada com o Sr Edilson Rosa sócio proprietário da VGM serviços em comercio exterior Ltda.
O ramo de atuação escolhido para a exploração é o desembaraço documental e a representação aduaneira para empresas que atuam no comercio exterior com importação e exportação demercadorias, a VGM foi fundada no ano de 2008, pelos Srs. Edilson Rosa e Vitor Lima, agindo no segundo setor busca lucro através da prestação de serviços atendendo a uma demanda da cidade de Uruguaiana que atualmente figura na condição de maior porto seco da America latina. Segundo o entrevistado, que é Acadêmico de Administração de empresas a VGM surge do descontentamento e da insatisfação dossócios que atuavam como funcionários de empresas do ramo, e sua prioridade no momento é oferecer um serviço diferenciado e o conhecimento cientifico, que julga ser fundamental para a manutenção e continuidade de suas atividades de empresário e gestor.
Como leciona T.E. Allbut (2009, p-2), Homem de negócios que não possui uma base cientifica assemelha-se ao medico que se tenhaafastado dos conhecimentos de anatomia e fisiologia que por ventura possuísse; poderá, dentro de certos limites, ser um praticante mais sagaz e mais hábil do que o professor acadêmico; mas terá que pagar algum dia o preço da estagnação...Até o mais completo dos artesões mais cedo ou mais tarde, terá de se curvar aos princípios teóricos, pois, no momento mesmo em que empunha suas ferramentas, a teoriaestará descobrindo e eliminando dificuldades e complicações, e tornando os processos mais simples e econômicos.
Este é o motivo pela busca a qualificação pessoal, para o uso desta, na condição de líder da organização em que atua.
A VGM é uma organização formal e conta com 20 funcionários e esta presente em duas cidades através de escritórios, com matriz em Uruguaiana efilial em São Borja e se enquadra, segundo o SEBRAE como empresa de pequeno porte, pelo numero de empregados ser superior a 10 e inferior a 49 e por sua receita operacional anualizada ser superior a R$ 240.000,00 e inferior a R$ 2.4000.000,00.
Para WEBER (apud KOETZ 2009.p.4) o que caracteriza uma organização formal é a divisão do trabalho, do poder, das responsabilidades, do centro dopoder e também da substituição de pessoas.
No que se refere à organização do processo de trabalho a VGM é dividida em departamentos e usa abordagem sistêmica em sua administração, contando com Departamento de pessoal, departamento de importação, departamento de exportação e departamento financeiro, e a inter-relação entre as partes fazem o conjunto mais eficiente e eficaz....
tracking img